Em primeiro lugar, tratou-se de desmistificar a ideia de que o empreendedorismo é uma questão estritamente empresarial (de negócios e empresas).
Com efeito, todos os oradores insistiram no facto de que “empreender” é da ordem da iniciativa da pessoa, da pessoa criativa e perseverante, que não desiste facilmente perante as dificuldades e os obstáculos de todos os dias.
É muito simples: querer é poder; querendo a pessoa é capaz de aperfeiçoar as suas competências, de gerar confiança e força perante as adversidades. E, entre todos os poderes a que se pode ter acesso, o poder da confiança, da esperança, do aprender, do pensar por si mesmo, não reunirá, seguramente, um qualquer motivo desprovido de interesse no que se refere à possibilidade de criar um mundo mais solidário e mais fraterno, um ambiente mais favorável à expansão da pessoa.
Uma das ideias mais sublinhadas pelos oradores foi a de que “aprender a empreender” consiste em tirar partido de uma “aprendizagem inteligente” na qual também aprendemos a lidar com o erro. Como disse um dos oradores, a escola prepara para a vida, mas não é uma aula completa da vida; por isso, temos que aprender a lidar com a necessidade de novas aprendizagens, que exigem das pessoas atitudes abertas, críticas, em relação ao conhecimento e à acção.
Por isso, “empreendedorismo” significa autoconfiança e optimismo pessoais, capacidade de rasgar novos horizontes: de ajudar a construir o próprio sonho. E, como alguém fez questão de notar: “Se um dia te vires no inferno…continua a caminhar!” Como disse outro orador, devia ser proibido assassinar uma boa ideia!
“Empreender” é, pois, muito mais do que um estímulo ao negócio; trata-se, fundamentalmente, de acreditar e tirar partido do imenso e fascinante poder das pessoas com ideias.
O próximo Seminário será no dia 20 de Março (18:00H, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré). E a coisa promete! Tal como nos Seminários anteriores, os Oradores convidados estão entre os melhores, a nível nacional.
Toma a iniciativa e aparece lá! És um empreendedor(a) bem vindo(a)!
0 Comentários