Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

EMPREENDEDORISMO: UM PASSAPORTE PARA A VIDA CAPAZ DE GERAR CONFIANÇA E OPTIMISMO NAS PESSOAS

Amílcar Coelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se mais um Seminário do Ciclo “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, no qual foi possível, num auditório com mais de cem pessoas atentíssimas, escutar as palavras sábias de Miguel Silvestre, da Câmara Municipal de Óbidos (“Óbidos Criativa”), Joaquim Meneses, da Iberomoldes (“Atitude Empreendedorista”) e José Manuel Silva, do IPL (“Empreender para Vencer”).

Em primeiro lugar, tratou-se de desmistificar a ideia de que o empreendedorismo é uma questão estritamente empresarial (de negócios e empresas).

Com efeito, todos os oradores insistiram no facto de que “empreender” é da ordem da iniciativa da pessoa, da pessoa criativa e perseverante, que não desiste facilmente perante as dificuldades e os obstáculos de todos os dias.

É muito simples: querer é poder; querendo a pessoa é capaz de aperfeiçoar as suas competências, de gerar confiança e força perante as adversidades. E, entre todos os poderes a que se pode ter acesso, o poder da confiança, da esperança, do aprender, do pensar por si mesmo, não reunirá, seguramente, um qualquer motivo desprovido de interesse no que se refere à possibilidade de criar um mundo mais solidário e mais fraterno, um ambiente mais favorável à expansão da pessoa.

Uma das ideias mais sublinhadas pelos oradores foi a de que “aprender a empreender” consiste em tirar partido de uma “aprendizagem inteligente” na qual também aprendemos a lidar com o erro. Como disse um dos oradores, a escola prepara para a vida, mas não é uma aula completa da vida; por isso, temos que aprender a lidar com a necessidade de novas aprendizagens, que exigem das pessoas atitudes abertas, críticas, em relação ao conhecimento e à acção.

Por isso, “empreendedorismo” significa autoconfiança e optimismo pessoais, capacidade de rasgar novos horizontes: de ajudar a construir o próprio sonho. E, como alguém fez questão de notar: “Se um dia te vires no inferno…continua a caminhar!” Como disse outro orador, devia ser proibido assassinar uma boa ideia!

“Empreender” é, pois, muito mais do que um estímulo ao negócio; trata-se, fundamentalmente, de acreditar e tirar partido do imenso e fascinante poder das pessoas com ideias.

O próximo Seminário será no dia 20 de Março (18:00H, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré). E a coisa promete! Tal como nos Seminários anteriores, os Oradores convidados estão entre os melhores, a nível nacional.

Toma a iniciativa e aparece lá! És um empreendedor(a) bem vindo(a)!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500