EMPREENDEDORISMO: UM PASSAPORTE PARA A VIDA CAPAZ DE GERAR CONFIANÇA E OPTIMISMO NAS PESSOAS

Amílcar Coelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se mais um Seminário do Ciclo “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, no qual foi possível, num auditório com mais de cem pessoas atentíssimas, escutar as palavras sábias de Miguel Silvestre, da Câmara Municipal de Óbidos (“Óbidos Criativa”), Joaquim Meneses, da Iberomoldes (“Atitude Empreendedorista”) e José Manuel Silva, do IPL (“Empreender para Vencer”).

Em primeiro lugar, tratou-se de desmistificar a ideia de que o empreendedorismo é uma questão estritamente empresarial (de negócios e empresas).

Com efeito, todos os oradores insistiram no facto de que “empreender” é da ordem da iniciativa da pessoa, da pessoa criativa e perseverante, que não desiste facilmente perante as dificuldades e os obstáculos de todos os dias.

É muito simples: querer é poder; querendo a pessoa é capaz de aperfeiçoar as suas competências, de gerar confiança e força perante as adversidades. E, entre todos os poderes a que se pode ter acesso, o poder da confiança, da esperança, do aprender, do pensar por si mesmo, não reunirá, seguramente, um qualquer motivo desprovido de interesse no que se refere à possibilidade de criar um mundo mais solidário e mais fraterno, um ambiente mais favorável à expansão da pessoa.

Uma das ideias mais sublinhadas pelos oradores foi a de que “aprender a empreender” consiste em tirar partido de uma “aprendizagem inteligente” na qual também aprendemos a lidar com o erro. Como disse um dos oradores, a escola prepara para a vida, mas não é uma aula completa da vida; por isso, temos que aprender a lidar com a necessidade de novas aprendizagens, que exigem das pessoas atitudes abertas, críticas, em relação ao conhecimento e à acção.

Por isso, “empreendedorismo” significa autoconfiança e optimismo pessoais, capacidade de rasgar novos horizontes: de ajudar a construir o próprio sonho. E, como alguém fez questão de notar: “Se um dia te vires no inferno…continua a caminhar!” Como disse outro orador, devia ser proibido assassinar uma boa ideia!

“Empreender” é, pois, muito mais do que um estímulo ao negócio; trata-se, fundamentalmente, de acreditar e tirar partido do imenso e fascinante poder das pessoas com ideias.

O próximo Seminário será no dia 20 de Março (18:00H, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré). E a coisa promete! Tal como nos Seminários anteriores, os Oradores convidados estão entre os melhores, a nível nacional.

Toma a iniciativa e aparece lá! És um empreendedor(a) bem vindo(a)!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn