Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C
28° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C

EMPREENDEDORISMO: UM PASSAPORTE PARA A VIDA CAPAZ DE GERAR CONFIANÇA E OPTIMISMO NAS PESSOAS

Amílcar Coelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se mais um Seminário do Ciclo “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, no qual foi possível, num auditório com mais de cem pessoas atentíssimas, escutar as palavras sábias de Miguel Silvestre, da Câmara Municipal de Óbidos (“Óbidos Criativa”), Joaquim Meneses, da Iberomoldes (“Atitude Empreendedorista”) e José Manuel Silva, do IPL (“Empreender para Vencer”).

Em primeiro lugar, tratou-se de desmistificar a ideia de que o empreendedorismo é uma questão estritamente empresarial (de negócios e empresas).

Com efeito, todos os oradores insistiram no facto de que “empreender” é da ordem da iniciativa da pessoa, da pessoa criativa e perseverante, que não desiste facilmente perante as dificuldades e os obstáculos de todos os dias.

É muito simples: querer é poder; querendo a pessoa é capaz de aperfeiçoar as suas competências, de gerar confiança e força perante as adversidades. E, entre todos os poderes a que se pode ter acesso, o poder da confiança, da esperança, do aprender, do pensar por si mesmo, não reunirá, seguramente, um qualquer motivo desprovido de interesse no que se refere à possibilidade de criar um mundo mais solidário e mais fraterno, um ambiente mais favorável à expansão da pessoa.

Uma das ideias mais sublinhadas pelos oradores foi a de que “aprender a empreender” consiste em tirar partido de uma “aprendizagem inteligente” na qual também aprendemos a lidar com o erro. Como disse um dos oradores, a escola prepara para a vida, mas não é uma aula completa da vida; por isso, temos que aprender a lidar com a necessidade de novas aprendizagens, que exigem das pessoas atitudes abertas, críticas, em relação ao conhecimento e à acção.

Por isso, “empreendedorismo” significa autoconfiança e optimismo pessoais, capacidade de rasgar novos horizontes: de ajudar a construir o próprio sonho. E, como alguém fez questão de notar: “Se um dia te vires no inferno…continua a caminhar!” Como disse outro orador, devia ser proibido assassinar uma boa ideia!

“Empreender” é, pois, muito mais do que um estímulo ao negócio; trata-se, fundamentalmente, de acreditar e tirar partido do imenso e fascinante poder das pessoas com ideias.

O próximo Seminário será no dia 20 de Março (18:00H, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré). E a coisa promete! Tal como nos Seminários anteriores, os Oradores convidados estão entre os melhores, a nível nacional.

Toma a iniciativa e aparece lá! És um empreendedor(a) bem vindo(a)!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

A Homenagem e o Reconhecimento!

ANTÓNIO TRINDADE é a prova viva de que um Homem pode fazer a diferença, lutando por causas que entende como justas, apoiando os seus e nossos concidadãos às vezes. Tem ajudado sim e, às vezes parecendo estar sozinho…não, vai contando com o apoio de Amigos e de quem...

Espaço Jovem

Há cerca de um ano, Portugal iniciou o seu processo de vacinação para a Covid-19, e com ele foi-nos também inoculada uma falsa esperança de controlo pandémico. Apesar da elevada adesão ao programa de vacinação, que culminou com quase 90% da população vacinada, verificou-se uma democratização do receio de viajar, à exceção dos meses de veraneio, perpetuando, assim, uma situação de grande fragilidade no setor. Uma das consequências mais evidentes desse fenómeno verifica-se na hotelaria, que tem vindo a perder trabalhadores e que, em parte, se deve aos sucessivos avanços e recuos no combate à pandemia, não permitindo a criação de estabilidade e planos a médio e longo prazo.