Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C

EMPREENDEDORISMO: UM PASSAPORTE PARA A VIDA CAPAZ DE GERAR CONFIANÇA E OPTIMISMO NAS PESSOAS

Amílcar Coelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se mais um Seminário do Ciclo “Educação, Trabalho e Empreendedorismo”, no qual foi possível, num auditório com mais de cem pessoas atentíssimas, escutar as palavras sábias de Miguel Silvestre, da Câmara Municipal de Óbidos (“Óbidos Criativa”), Joaquim Meneses, da Iberomoldes (“Atitude Empreendedorista”) e José Manuel Silva, do IPL (“Empreender para Vencer”).

Em primeiro lugar, tratou-se de desmistificar a ideia de que o empreendedorismo é uma questão estritamente empresarial (de negócios e empresas).

Com efeito, todos os oradores insistiram no facto de que “empreender” é da ordem da iniciativa da pessoa, da pessoa criativa e perseverante, que não desiste facilmente perante as dificuldades e os obstáculos de todos os dias.

É muito simples: querer é poder; querendo a pessoa é capaz de aperfeiçoar as suas competências, de gerar confiança e força perante as adversidades. E, entre todos os poderes a que se pode ter acesso, o poder da confiança, da esperança, do aprender, do pensar por si mesmo, não reunirá, seguramente, um qualquer motivo desprovido de interesse no que se refere à possibilidade de criar um mundo mais solidário e mais fraterno, um ambiente mais favorável à expansão da pessoa.

Uma das ideias mais sublinhadas pelos oradores foi a de que “aprender a empreender” consiste em tirar partido de uma “aprendizagem inteligente” na qual também aprendemos a lidar com o erro. Como disse um dos oradores, a escola prepara para a vida, mas não é uma aula completa da vida; por isso, temos que aprender a lidar com a necessidade de novas aprendizagens, que exigem das pessoas atitudes abertas, críticas, em relação ao conhecimento e à acção.

Por isso, “empreendedorismo” significa autoconfiança e optimismo pessoais, capacidade de rasgar novos horizontes: de ajudar a construir o próprio sonho. E, como alguém fez questão de notar: “Se um dia te vires no inferno…continua a caminhar!” Como disse outro orador, devia ser proibido assassinar uma boa ideia!

“Empreender” é, pois, muito mais do que um estímulo ao negócio; trata-se, fundamentalmente, de acreditar e tirar partido do imenso e fascinante poder das pessoas com ideias.

O próximo Seminário será no dia 20 de Março (18:00H, Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré). E a coisa promete! Tal como nos Seminários anteriores, os Oradores convidados estão entre os melhores, a nível nacional.

Toma a iniciativa e aparece lá! És um empreendedor(a) bem vindo(a)!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cinco missões para um Portugal Inteiro

No ano em que celebramos o cinquentenário do 25 de Abril, é com orgulho e humildade que nos dirigimos ao povo português para partilhar de forma clara e firme a visão que temos para Portugal, os objetivos que perseguiremos e as medidas que implementaremos. Com...

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1