Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
Eu Pescador me confesso

A linguagem gestual

Armando Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Estava a ver as notícias na TV e a fazer contas à vida, quando me apareceu no ecrã aquele quadradinho reservado à linguagem dos surdos-mudos. Ao princípio não liguei. É natural, não percebo esse tipo de linguagem nem tenho necessidade disso. No entanto, pouco tempo depois, alguma coisa me despertou a curiosidade naquele quadradinho. Dentro dele, um homem magro gesticulava freneticamente. A sua cara, inexpressiva, era-me familiar. Observei-o com mais atenção e verifiquei, estupefacto, que se tratava do Presidente da República. O próprio, em carne e osso. Fiquei preocupado. O que se passaria para ele estar ali a exprimir-se daquela forma?

Pensei que, como estamos na época natalícia e o homem é doido por Bolo-rei, talvez estivesse engasgado. Mas achei que, mesmo que fosse o caso, aquela atitude não seria a mais adequada. Por isso, decidi telefonar para a Casa Civil da Presidência, a fim de saber as razões de tão estranho comportamento. E foi de lá que me esclareceram.

Pelos vistos o homem tinha perdido a fala, subitamente. Vá se lá saber porquê. Consultada a equipa médica de Belém, esta foi unânime em reconhecer que se tratava de uma espécie de obstipação das cordas vocais. Uma perturbação da fala, rara e invulgar, com origem em problemas de natureza psicológica ou neurológica.

Diagnosticado o problema, os consultores do PR reuniram-se para deliberar qual a atitude mais consentânea com o momento delicado da vida nacional. Avaliados os prós e os contras desta inoportuna mudez, decidiram aconselhar o Presidente a tirar um curso intensivo de linguagem gestual. Desse modo ninguém poderia acusá-lo de não comunicar com o País. E, por outro lado, evitaria o risco de entrar em contradição, quer com os actos do passado quer com a conivência do presente.

Assim como assim, como só poucas pessoas o entenderiam e, mesmo essas, teriam dificuldade em divulgá-lo, não se comprometeria. O seu silêncio seria, efectivamente, de ouro…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

“Os Nazarenos” um século de vida. 100 Anos de muitas histórias

Atualidade: 0 GDN está de parabéns, 3 de Setembro de 1924 a 3 de Setembro de 2024. Nesta data, nascia o Grupo Desportivo "Os Nazarenos". Um clube com uma mística única, de uma raça e querer que sempre foi o ADN dos habitantes desta vila piscatória. Reza a história...

O Velhinho mitico e extinto campo Pelado. FOTO DR

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos