Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

DECO no Natal

Deco Santarém

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Natal é muito importante para a maioria das famílias, logo sinónimo de grandes gastos. As prendas e a consoada roubam uma fatia considerável do orçamento familiar em dezembro. Mas os tempos são de mudança. É necessário reorganizar prioridades e a encontrar soluções que, a custo zero, e respeitando o ambiente, mantenham o espírito da época.

Embrulhos e resíduos

Em vez de papel de embrulho rasgado e desperdiçado, experimente estimá-lo e guardá-lo. No próximo ano, gastará menos dinheiro em papel e tempo nas filas.

Tente refrear o impulso dos mais novos para evitar que rasguem o embrulho. Assim poderá tornar a usá-lo. Se essa for uma tarefa difícil, pode sempre optar por sacos de pano, onde pode colocar várias prendas sem necessidade de as embrulhar.

Quase tudo o que compramos vem acondicionado em embalagens, que, muitas vezes, pecam pelo excesso de material e de embalagem, sem uma adaptação ao volume dos bens que empacotam. Caso não consiga evitá-las, espalme as embalagens de plástico e de cartão até ficarem com o menor volume possível. Não amontoe, mas dobre ao máximo os papéis e cartões, para não ocuparem muito espaço no papelão.

Os equipamentos que não estiverem em condições de serem doados devem ser entregues na loja onde comprará o novo aparelho ou devolvidos contra a entrega em domicílio do respetivo aparelho. Os ecocentros e os contentores específicos para recolha de pequenos eletrodomésticos em muitos centros comerciais e em algumas cadeias de supermercados são uma boa solução.

O mundo dos brinquedos

Reformule os seus critérios de compra de presentes. Pense no mais adequado para os seus filhos e tente minimizar o impacto ambiental. Opte por produtos com menos embalagem ou mesmo sem nenhuma. Todo o excesso irá repercutir-se no desaproveitamento dos ecopontos dado o volume ocupado pelas embalagens. Para as crianças, escolha o brinquedo adequado à sua idade e desenvolvimento. Veja os que estimulam a criatividade.

Opte pelos que têm avisos e instruções. Passe a mão pelas arestas, pontas e bordos. Verifique se há peças pequenas facilmente destacáveis, como rodas, olhos ou pelos. Evite brinquedos com cordas ou fios compridos, sobretudo para os mais novos. Compre capacete, cotoveleiras e joelheiras caso decida oferecer patins, skates, trotinetas ou bicicletas.

Antes de separar os materiais de embalagem para reciclar, anote ou guarde a identificação e morada do fabricante ou importador. Em caso de acidente, é uma informação útil.

Se tem dúvidas sobre a utilidade da prenda, pondere recorrer ao “cheque-prenda”.

Mesmo incompletos, alguns brinquedos que já não são usados podem ser doados a uma instituição de apoio social ou à ala pediátrica de hospitais. Já os brinquedos estragados com componentes eletrónicos devem ser depositados nos contentores específicos para recolha, disponíveis nos principais espaços comerciais.

Consuma com moderação, o que conta é a intenção!

Boas Festas!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1