Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 26° C
13° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
10° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 30° C
Futebol de Praia: Nazareno Rui Delgado que joga e orienta a Naval 1º de Maio em entrevista ao nosso jornal

“Adquiri competências que me permitem gerir o jogo de outra forma.”

Joaquim José Paparrola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Região da Nazaré - Como está a ser preparada a participação da equipa de Futebol de praia da Naval 1º Maio, para a temporada de verão da qual é jogador/treinador?

Rui Delgado- A Naval 1º de Maio iniciou os trabalhos de preparação para o Campeonato Regional/Nacional a meio de Junho, mês onde efectuou três jogos treino com a Selecção Nacional de Futebol Praia, que se preparava á data para a Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo no Tahiti em 2013. Foram 3 jogos onde em vez dos habituais três períodos de 12 minutos efectuamos quatro períodos, o que nos permitiu levar ao limite físico os nossos jogadores, e perceber a resposta que de cada um. Já em termos tácticos, permitiu apurar mecanismos defensivos e ensaiar saídas ofensivas. No mês de Julho, temos tido maior dificuldade em reunir condições que nos permitam aperfeiçoar o sistema de jogo, dado que por um lado, o campo de futebol de praia aqui na Nazaré tem estado ocupado, e por outro, os jogadores apenas podem treinar a partir das 20 horas, o que nos deixa menor tempo de treino. Tentámos, igualmente, agendar treinos de conjunto com duas das três equipas que defrontaremos na Zona Centro nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, mas até á data desta entrevista, não obtivemos qualquer resposta.

R.N- O facto de conhecer praticamente todos os elementos que compõem o plantel, e também pelo facto de serem nazarenos, dão todas as garantias para fazer uma temporada positiva?

R.D-O plantel da Naval 1º de Maio é na sua maioria composto por atletas com pouca experiência de competições nacionais de futebol praia. Contudo, o empenho, a motivação, e o espirito de sacrifício que cada um traz para o grupo permite-nos acreditar numa temporada positiva ao nível do crescimento e desenvolvimento dos mecanismos de jogo que se pretendem implementar. Numa modalidade, onde a solidariedade das equipas faz a diferença, estou certo que estes atletas darão uma resposta positiva, como aliás o demonstraram nos jogos com a Nossa Selecção. Numa competição que em termos federativos está no seu inicio, mais importante do que os resultados é montar uma equipa que jogue futebol praia, e não que jogue futsal ou futebol 11 na areia. E esse é o desafio, para que cada vez mais jovens se possam apaixonar por esta modalidade fantástica. Contudo, será certamente um equipa que verá nas dificuldades um caminho para as oportunidades.

R.N- Até onde pensa ir o Rui Delgado como treinador desta modalidade, faz disto um hobbie, ou pensa um dia quem sabe chegar á selecção nacional como treinador, visto ter sido internacional como jogador?

R.D-É algo que não me ocupa a mente no imediato. Aos 34 anos, e com 12 de prática da modalidade, creio ainda tenho alguns jogos para disputar enquanto jogador. O acumular de funções de treinador da Naval 1º de Maio prende-se com o facto de, pela experiência adquirida a nível nacional pelos clubes que representei, e a nível internacional pela nossa selecção, ter adquirido competências que me permitem gerir o jogo de outra forma. Mas liderar esta equipa só é possível, por um lado com o apoio do Sr. João Almeida, e do Pedro Nossa, directores da Naval 1º de Maio, assim como pela humildade evidenciada por cada atleta deste grupo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

César Modesto sagra-se Campeão Nacional nos Campeonatos Nacionais de Pista

O ciclista César modesto, residente em Alcobaça, sagrou-se Campeão Nacional na prova de eliminação “Amador” e ficou em 3.º lugar na prova de Scratch, nos Campeonatos Nacionais de Pista, que aconteceram no último fim de semana de fevereiro, no Velódromo Nacional, em...

cesar modesto