Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
Futebol de Praia: Nazareno Rui Delgado que joga e orienta a Naval 1º de Maio em entrevista ao nosso jornal

“Adquiri competências que me permitem gerir o jogo de outra forma.”

Joaquim José Paparrola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Região da Nazaré - Como está a ser preparada a participação da equipa de Futebol de praia da Naval 1º Maio, para a temporada de verão da qual é jogador/treinador?

Rui Delgado- A Naval 1º de Maio iniciou os trabalhos de preparação para o Campeonato Regional/Nacional a meio de Junho, mês onde efectuou três jogos treino com a Selecção Nacional de Futebol Praia, que se preparava á data para a Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo no Tahiti em 2013. Foram 3 jogos onde em vez dos habituais três períodos de 12 minutos efectuamos quatro períodos, o que nos permitiu levar ao limite físico os nossos jogadores, e perceber a resposta que de cada um. Já em termos tácticos, permitiu apurar mecanismos defensivos e ensaiar saídas ofensivas. No mês de Julho, temos tido maior dificuldade em reunir condições que nos permitam aperfeiçoar o sistema de jogo, dado que por um lado, o campo de futebol de praia aqui na Nazaré tem estado ocupado, e por outro, os jogadores apenas podem treinar a partir das 20 horas, o que nos deixa menor tempo de treino. Tentámos, igualmente, agendar treinos de conjunto com duas das três equipas que defrontaremos na Zona Centro nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, mas até á data desta entrevista, não obtivemos qualquer resposta.

R.N- O facto de conhecer praticamente todos os elementos que compõem o plantel, e também pelo facto de serem nazarenos, dão todas as garantias para fazer uma temporada positiva?

R.D-O plantel da Naval 1º de Maio é na sua maioria composto por atletas com pouca experiência de competições nacionais de futebol praia. Contudo, o empenho, a motivação, e o espirito de sacrifício que cada um traz para o grupo permite-nos acreditar numa temporada positiva ao nível do crescimento e desenvolvimento dos mecanismos de jogo que se pretendem implementar. Numa modalidade, onde a solidariedade das equipas faz a diferença, estou certo que estes atletas darão uma resposta positiva, como aliás o demonstraram nos jogos com a Nossa Selecção. Numa competição que em termos federativos está no seu inicio, mais importante do que os resultados é montar uma equipa que jogue futebol praia, e não que jogue futsal ou futebol 11 na areia. E esse é o desafio, para que cada vez mais jovens se possam apaixonar por esta modalidade fantástica. Contudo, será certamente um equipa que verá nas dificuldades um caminho para as oportunidades.

R.N- Até onde pensa ir o Rui Delgado como treinador desta modalidade, faz disto um hobbie, ou pensa um dia quem sabe chegar á selecção nacional como treinador, visto ter sido internacional como jogador?

R.D-É algo que não me ocupa a mente no imediato. Aos 34 anos, e com 12 de prática da modalidade, creio ainda tenho alguns jogos para disputar enquanto jogador. O acumular de funções de treinador da Naval 1º de Maio prende-se com o facto de, pela experiência adquirida a nível nacional pelos clubes que representei, e a nível internacional pela nossa selecção, ter adquirido competências que me permitem gerir o jogo de outra forma. Mas liderar esta equipa só é possível, por um lado com o apoio do Sr. João Almeida, e do Pedro Nossa, directores da Naval 1º de Maio, assim como pela humildade evidenciada por cada atleta deste grupo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Justine Dupont e Nathan Florence dominaram os Prémios Big Wave Challenge

Os surfistas de ondas grandes celebraram as suas conquistas de 2022 numa Gala de Prémios que decorreu no cineteatro da Nazaré Justine Dupont foi a grande vencedora dos prémios do Big Wave Challenge, arrecadando os troféus de Maior Onda, Onda do Ano e Surfista do...

bigwaves

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que...

canil 1

Alfeizerão regressa à época Medieval de 14 a 16 de julho

Alfeizerão Medieval, um evento com entrada gratuita, que vai recriar os tempos em que cristãos e mouros conviviam naquela terra, sob o domínio dos monges de Cister, vai decorrer de 14 a 16 de julho. O mercado medieval vai ficar instalado num espaço de mais de...

mediaval