Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
18° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 31° C
17° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 30° C

Camilo Lourenço e Tiago Guerreiro deram dicas de “Como resistir e aproveitar a crise”

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Como resistir e aproveitar a crise?” foi o tema do jantar conferência que trouxe, no passado mês de julho, a Alcobaça o comentador Camilo Lourenço e o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, por iniciativa da empresa Pinkgest.

Camilo Lourenço explicou que «a maior responsabilidade da crise que Portugal vive deve-se à má qualidade da classe política», adiantando que não conhece nenhum país europeu que tenha sofrido, desde o 25 de Abril de 1974, três intervenções externas para auxiliar as contas públicas do Estado.

Para alterar a situação é necessária, segundo explicou, «a mudança de mentalidade dos portugueses e da classe empresarial».

O comentador afirmou que o país está no bom caminho, mas referiu que «a crise do financiamento bancário não vai passar, dado ser um fenómeno estrutural e resultante da desconfiança dos mercados nos bancos do sul da Europa».

Escassez de crédito e crédito caro é o que espera as empresas em Portugal, pelo que, adiantou, «as empresas terão de seguir o exemplo das suas congéneres estrangeiras, financiando-se através de capitais próprios ou recorrendo diretamente ao mercado de capitais, como já fizeram algumas das grandes empresas portuguesas, com a PT, Brisa ou Continente».

O passado económico do país levou, por sua vez, Tiago Caiado Guerreiro a afirmar que «Portugal já esteve várias vezes próximo da bancarrota», sendo que a solução passa pela internacionalização das empresas.

Para o fiscalista, o Brasil e Angola, entre outros países, deveriam ser vistos como uma prioridade para Portugal, no que toca às exportações, já que estão a crescer, ao ano, entre 5 e 10 por cento.

Para o crescimento de Portugal, a descida dos impostos é, para este fiscalista, a próxima grande prioridade. Apontando como exemplos a Irlanda, a Suécia, a Holanda, Luxemburgo ou Dubai, a descida dos impostos deu bons frutos, Tiago Guerreiro referiu, ainda, que no Dubai, os lucros das empresas obtidos noutros países são bem recebidos, desde que a empresa tenha atividade reconhecida no País de onde são oriundos os capitais, ao contrário de Portugal onde se olha com desconfiança a entrada de capitais de empresas obtidos no estrangeiro, se a contabilidade apresentada não estiver de acordo com as normas portuguesas.

«No limite, o empresário pode até ir preso, acusado de branqueamento de capitais», referiu.

A consequência da elevada fiscalidade é a fuga generalizada das empresas. A EDP Renováveis, sedeada em Espanha por razões fiscais, é um dos casos, mas muitas outras empresas portuguesas escolheram a Holanda como sede fiscal, tendo a empresa Pingo Doce sido uma das mais recentes a mudar o seu domicílio fiscal.

O processo de licenciamento de empresas em Portugal é outro dos entraves ao desenvolvimento económico. Se no país o projeto de um galinheiro no Alentejo demora dois a três anos a ser aprovado, na Áustria não há licenciamento, mas apenas a verificação do cumprimento da legislação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP apreendeu 56 malas e 30 óculos de sol, de diversas marcas

A PSP apreendeu, no passado dia 20, dezenas de artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no Largo Cândidos dos Reis, na Nazaré. Na sequência da suspeita "da existência de várias bancas a vender material contrafeito", a PSP detetou uma mulher, de 54...

Oculos

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nova coleção da marca Havaianas fotografada na Nazaré

A vila da Nazaré surge como cenário da nova coleção da marca de chinelos brasileira Havaianas. A marca decidiu apresentar estrelas da coleção como os novos modelos Havaianas Square, as novas cores das Havaianas Slide Classic e alguns acessórios numa sessão...

havaianas222