Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
Pequenos repórteres

Escola Básica e Sec. De S. Martinho do Porto celebrou Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações

Notícia Escrita pelo aluno: Tomás Rodrigues Lopes, 8oC Com a colaboração da professora : Brigitte Lopez

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ano de 2012 foi designado Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações pela União Europeia. O objetivo deste Ano Europeu é sensibilizar para a contribuição dos idosos para a sociedade e permitir que tenham um papel ativo e se mantenham saudáveis e em forma. Desde 2009, celebra-se, a 29 de Abril, o Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações. Assim, durante a semana de 29 de Abril, no contexto do projeto generation@school, inserido no Ano Europeu 2012, todas as escolas da Europa estavam convidadas a abrir as portas das suas salas de aula aos idosos e a refletir sobre a importância do diálogo entre gerações para a educação dos seus alunos.

Assim, no dia 23 de Abril, sete idosos da Fundação Manuel Francisco Clérigo e a avó de um aluno da turma João Serrão, aceitaram o convite, da turma do 8.ºC, e vieram à Escola.

Durante a manhã, e em parceria com a Biblioteca da Escola, alunos e idosos leram, partilharam e escreveram poemas.

A meio da manhã, os alunos, do Curso de Educação e Formação de Bar e Mesa, preparam um pequeno lanche para os idosos colocando assim em prática os conhecimentos adquiridos durante as suas aulas de Tecnicas especializadas …. (TEC). Mas a partilha de conhecimento entre as duas gerações não ficou por ali. À tarde, na aula de Educação Visual, recebemos a avó Lucinda, avó do aluno João Serrão, que partilhou connosco os seus trabalhos manuais, ensinando a turma a fazer

bases para tachos através de teci- dos reutilizados.

Aproveitou-se ainda este dia para felicitar e entregar aos alunos Francisco Pereira e Carina Demétrio um diplôma/certificado por estes terem prestado voluntariado, durante os mêses de Julho e Agosto de 2011, nas Respostas Sociais de Lar de 3.a Idade e Centro de Dia da Fundação Manuel Francisco Clérigo.

Foi um dia passado de forma diferente, onde a alegria esteve sempre presente. Este dia foi apenas uma pequena contribuição para o desenvolvimento de competências indiviuais para uma sociedade mais integradora, permitindo que as gerações aprendam umas com as outras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ensino Básico do concelho da Nazaré mantém acesso à Escola Virtual

Os quartos anos do 1º ciclo e os dos 5º e 6º anos do segundo ciclo beneficiarão deste serviço até 2025 As credenciais da Escola Virtual estão a ser entregues a professores, encarregados de educação e alunos dos 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como aos 5ºs...

6877134026795446035