Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C
22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 23° C

Igreja de S. Giãopode ser recuperada no próximo ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tânia Rocha A garantia foi dada pelo Governo em resposta às questões apresentadas, recentemente, pelos deputados do Bloco de Esquerda, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria. Em comunicado, o BE refere que “o Ministério da Cultura promete um programa de intervenção para o tratamento deste caso singular do panorama cultural português”, através da Direcção Regional […]
Igreja de S. Gião<br>pode ser recuperada no próximo ano

Tânia Rocha A garantia foi dada pelo Governo em resposta às questões apresentadas, recentemente, pelos deputados do Bloco de Esquerda, eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria. Em comunicado, o BE refere que “o Ministério da Cultura promete um programa de intervenção para o tratamento deste caso singular do panorama cultural português”, através da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. Na resposta, o Ministério da Cultura refere que “o monumento apresenta inequívocas ressonâncias histórico-culturais do período asturo-leonês”, e, como tal, é intenção desta entidade “ter concluída, até ao primeiro trimestre de 2011, a abordagem preliminar da futura intervenção”.

Os deputados Heitor de Sousa e Catarina Martins perguntaram ao Governo se “considera aceitável o avançado estado de degradação da Igreja de São Gião”, quiseram saber se o Governo tinha “algum projecto de intervenção global que vise a conservação e recuperação daquele Monumento Nacional”, e, também, questionaram sobre “as medidas urgentes e imediatas” para proteger o monumento. O BE considera que a Igreja de São Gião é “hoje, de facto, pouco mais que uma ruína”, uma vez que “está fechada e abandonada desde há muito, estando coberta com zinco e suportada por dezenas de escoras”. Esta força política realça, também, que “o acesso ao local é muito complicado, já que é feito por um caminho de terra batida completamente esburacado”. A Igreja de São Gião, situada no concelho da Nazaré, foi classificada como Monumento Nacional, em 1986.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina