Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C
16° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 23° C

“Herança nazarena”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Editorial Clara Bernardino O que é uma herança? É aquilo que se transmite de pais para filhos: um conjunto de bens materiais ou imateriais. Existe a herança patrimonial, a herança genética, a herança gastronómica, a herança cultural … Um sem número de heranças. Seja como for, a herança constitui um legado que alguém deixa aos […]

Editorial Clara Bernardino O que é uma herança? É aquilo que se transmite de pais para filhos: um conjunto de bens materiais ou imateriais. Existe a herança patrimonial, a herança genética, a herança gastronómica, a herança cultural … Um sem número de heranças. Seja como for, a herança constitui um legado que alguém deixa aos seus sucessores. Há heranças boas e há heranças más. E a comprová-lo esteve o Estado durante muito tempo, pois até há bem pouco tempo, existia o “imposto de sucessões”, ou seja, um imposto sobre uma herança recebida. Em relação às más, provam-no as dívidas a pagar. Ninguém gosta de deixar más heranças. É sinal que não se cuidou do património e que outros, depois de nós, vão ter problemas com isso, ou simplesmente, vão criticar-nos por decisões que tomámos e que não se revelaram as melhores.

Nós nunca somos apenas nós. Somos de onde vimos e para onde vamos. Somos a correlação mais estreita que existe entre o ontem e o amanhã, tão simplesmente porque somos o hoje… As decisões que tomarmos hoje, terão consequências directas no futuro dos que vêm depois. Se D. Afonso Henriques não quisesse tornar o Condado Portucalense numa Nação independente e não tivesse lutado obstinadamente por concretizar o seu desejo, nós não seríamos portugueses, mas espanhóis. Para os nazarenos, há um orgulho latente no “linguajar”, no traje típico, nos hábitos que se vão perdendo, nos costumes que vão teimando em resistir às influências do exterior. Mas, para que a herança possa existir, é importante que não se ponha em causa o património, seja ele material ou imaterial, porque só assim, qualquer criança nazarena sentirá orgulho da sua terra e tentará também ela cuidar, melhorar, para passar o testemunho a outra que lhe sucederá no tempo… O Região da Nazaré sente-se muito orgulhoso de ser parceiro numa iniciativa da Liga dos Amigos da Nazaré que terá lugar no próximo dia 27 de Março e cujo tema é a “herança nazarena”. A todos aqueles que se preocupam com a herança e com a responsabilidade que ela envolve, convidamos a estar presentes. Pense, connosco, na Nazaré que os seus avós e pais lhe deixaram e naquela que vai deixar aos seus filhos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados