Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 29° C
18° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C
17° C
  • Thursday 33° C
  • Friday 37° C
  • Saturday 37° C

Rotavírus, o que é?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rotavírus é um tipo de vírus da família Reoviridae, do gênero Rotavírus. São classificados sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos.O Rotavírus vem sendo considerado em todo mundo o principal responsável por diarreia em crianças menores de 5 anos e tem sido a principal causa de surtos de diarreia em hospitais, berçários, creches e pré-escolas.Crianças prematuras […]

Rotavírus é um tipo de vírus da família Reoviridae, do gênero Rotavírus. São classificados sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos.O Rotavírus vem sendo considerado em todo mundo o principal responsável por diarreia em crianças menores de 5 anos e tem sido a principal causa de surtos de diarreia em hospitais, berçários, creches e pré-escolas.Crianças prematuras ou com deficiência imunológica estão sujeitas à manifestação da doença com maior gravidade, podendo levar até a morte. Adultos também podem ser infectados, mas a doença tende a ser mais moderada, porém causando grande mal-estar.A criança ou adulto pode ser contaminado mais de uma vez devido à existência de mais de um tipo de rotavírus.

SINTOMASA infecção por rotavírus pode em alguns casos não apresentar sintomas, ou variar de quadros leves de diarreia líquida, até casos mais graves de desidratação que podem exigir internação hospitalar.Geralmente a criança infectada apresenta vómitos por 1 a 2 dias. Também pode ocorrer febre de 2 a 3 dias e diarreia líquida, que poderá persistir por 3 a 7 dias. Eventualmente, podem ocorrer ainda sintomas respiratórios, como obstrução nasal, dor de garganta e tosse seca.Se houver diarreia é importante observar os sinais de alerta para desidratação que requerem avaliação médica:• prostração ou irritabilidade; • boca seca, língua seca e/ou lábios ressequidos; • olheiras fundas;• não urinar ou molhar as fraldas durante 8 horas. TRANSMISSÃOEstes vírus são eliminados em grande quantidade nas fezes das crianças infectadas e transmitidos por via fecal e oral, ou seja, água ou alimentos contaminados e pelo contacto com outros objectos ou pessoas contaminadas.A criança pode ser infectada pelo rotavírus se levar a mão à boca após ter tocado alguma superfície que tenha ficado em contacto com uma pessoa infectada, por exemplo.Também pode ser transmitido por via respiratória, ou seja, da mesma forma que a gripe. É por esse motivo que sua incidência aumenta muito nos meses mais frios.É difícil detectar se existe alguma outra criança infectada perto do seu filho, já que o período de incubação do vírus (quando ainda não existem sintomas aparentes) é de 1 a 3 dias e a criança expele o rotavírus até 21 dias após ter melhorado da gastroenterite.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gala 30 Anos Jornal das Caldas

A noite de hoje é de festa! Assista em direto à Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, a partir das 20h30.

gala 30anos jornal caldas

Farmácias da Nazaré administram gratuitamente vacinas contra a gripe

O Município da Nazaré assinou o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS” com a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste que, até ao final do mês de março de 2022, irá permitir a administração de um máximo de 600 vacinas. A Câmara irá suportar os custos de 600 vacinas contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias aderentes.

31976 vacina