Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
13° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

Exposição de embarcações tradicionais aumenta espólio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco. Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, […]

A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco.

Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, uma técnica tradicional da Nazaré, que ocorre à noite, utilizando as redes de cerco e luz de candeio para atrair carapau, sardinha e petinga.

Pertencente a Eduardo Veríssimo Chalabardo, foi doado pela família à Câmara Municipal para integrar a exposição de embarcações tradicionais ali existente.

Eduardo Chalabardo nasceu a 20 de setembro de 1936. Participou nas viagens de pesca ao Bacalhau nos bancos da Terra Nova, como muitos outros habitantes, durante o Estado Novo, sendo presença nas campanhas, sazonais, que se estendiam de abril a novembro de cada ano [trabalho duro, com poucas condições de higiene, salubridade, e jornadas que se podiam estender até às 20 horas de trabalho]. Foi membro do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau. Faleceu a 22 de agosto de 2021, aos 84 anos da idade.

Esta doação homenageia o pescador bem como a sua contribuição para a história da pesca na Nazaré.

“Amor de Filho” junta-se às embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida”, todos ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar.

A mostra das antigas embarcações existe desde 2015.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico

As Festas do Sítio irão decorrer de 4 a 8 de setembro, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, com a organização de uma Comissão de Festas, que resulta do protocolo entre a Câmara Municipal, a ACISN, a Biblioteca de Instrução e Recreio, a Liga dos Amigos de...

Rui

Esterilização de animais de rua custou 20 mil euros

O Município da Nazaré investiu mais de 20 mil euros em esterilizações de animais que vivem nas ruas. No total, de acordo com números adiantados pelo vereador responsável pelo pelouro da Câmara Municipal, Salvador Formiga, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150...

gatil22222