Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 20° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
14° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 27° C
[speaker]
[speaker]

Exposição de embarcações tradicionais aumenta espólio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco. Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, […]

A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco.

Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, uma técnica tradicional da Nazaré, que ocorre à noite, utilizando as redes de cerco e luz de candeio para atrair carapau, sardinha e petinga.

Pertencente a Eduardo Veríssimo Chalabardo, foi doado pela família à Câmara Municipal para integrar a exposição de embarcações tradicionais ali existente.

Eduardo Chalabardo nasceu a 20 de setembro de 1936. Participou nas viagens de pesca ao Bacalhau nos bancos da Terra Nova, como muitos outros habitantes, durante o Estado Novo, sendo presença nas campanhas, sazonais, que se estendiam de abril a novembro de cada ano [trabalho duro, com poucas condições de higiene, salubridade, e jornadas que se podiam estender até às 20 horas de trabalho]. Foi membro do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau. Faleceu a 22 de agosto de 2021, aos 84 anos da idade.

Esta doação homenageia o pescador bem como a sua contribuição para a história da pesca na Nazaré.

“Amor de Filho” junta-se às embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida”, todos ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar.

A mostra das antigas embarcações existe desde 2015.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1