Comerciantes do Sítio falam em prejuízos devido ao encerramento do Ascensor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A requalificação das arribas da Nazaré está a atrasar a reabertura do ascensor da Nazaré e a lesar os comerciantes do Sítio. A vereadora do PSD eleita para a Câmara da Nazaré, Fátima Duarte, questionou a maioria (PS) a governar a Câmara se tem previsto algum plano de apoio aos comerciantes alegadamente afetados pelas obras […]

A requalificação das arribas da Nazaré está a atrasar a reabertura do ascensor da Nazaré e a lesar os comerciantes do Sítio.

A vereadora do PSD eleita para a Câmara da Nazaré, Fátima Duarte, questionou a maioria (PS) a governar a Câmara se tem previsto algum plano de apoio aos comerciantes alegadamente afetados pelas obras de sustentação das arribas, uma obra levada a cabo pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

“Há comerciantes, instalados nas imediações do elevador, que estão a ter prejuízos avultados. Os rendimentos estão abaixo de anos anteriores e as despesas mantém-se iguais”, disse a social-democrata que perguntou por medidas de apoio a estes empresários “neste período difícil”.

A maioria PS tenciona pedir uma indemnização pelos prejuízos que está a sofrer diariamente com a paragem prolongada do Ascensor.

“O município está a estudar a hipótese de pedir uma indemnizar. Nada impede que os empresários façam o mesmo junto da entidade,” informou a maioria socialista.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem em curso um Projeto para a Estabilização das Arribas, num investimento de 1.697.400,00€ (IVA incluído) e esperava realizar toda a intervenção num período de 8 meses, para uma extensão desde o miradouro em frente ao largo de Nossa Senhora da Nazaré até à envolvente da plataforma superior do ascensor.

A intervenção, que visa a estabilização das arribas na zona do Sítio e envolvente da plataforma superior do ascensor, funcionando como ação preventiva, ao atuar diretamente sobre os locais onde os diversos tipos de instabilizações são mais evidentes, garantindo a segurança de pessoas e bens, tem sofrido atrasos e paragens.

A área a intervir apresenta vários sinais de instabilidade devido à sua exposição à erosão, o que tem causado a queda de blocos e desmoronamento/e derrocadas pela encosta.

Na zona de intervenção 1, onde se localiza o miradouro do Largo de N. S. Nazaré, será feita a remoção de muros existentes, saneamento e limpeza, e criada uma plataforma suspensa no Bico da Memória, onde a observação da praia e das praias passa a ser feito, retirando a sobrecarga atualmente existente sobre a arriba. Será, ainda, construída uma nova barreira, removidos os depósitos de material e vegetação, e instaladas caleiras de pavimento para a recolha e coleta das águas pluviais.

Na zona de intervenção sobre o ascensor, a intervenção prevista passa pelo saneamento, limpeza e remoção detritos e blocos soltos; remoção de depósitos de material e limpeza das superfícies, execução de muros de revestimento em alvenaria de pedra para preencher cavidades, instalação de rede metálica de proteção reforçada; barreira dinâmica flexível para proteção do canal do ascensor e uma vala intercetora do percurso de escorrência das águas pluviais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda