Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
10° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Comerciantes do Sítio falam em prejuízos devido ao encerramento do Ascensor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A requalificação das arribas da Nazaré está a atrasar a reabertura do ascensor da Nazaré e a lesar os comerciantes do Sítio. A vereadora do PSD eleita para a Câmara da Nazaré, Fátima Duarte, questionou a maioria (PS) a governar a Câmara se tem previsto algum plano de apoio aos comerciantes alegadamente afetados pelas obras […]

A requalificação das arribas da Nazaré está a atrasar a reabertura do ascensor da Nazaré e a lesar os comerciantes do Sítio.

A vereadora do PSD eleita para a Câmara da Nazaré, Fátima Duarte, questionou a maioria (PS) a governar a Câmara se tem previsto algum plano de apoio aos comerciantes alegadamente afetados pelas obras de sustentação das arribas, uma obra levada a cabo pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

“Há comerciantes, instalados nas imediações do elevador, que estão a ter prejuízos avultados. Os rendimentos estão abaixo de anos anteriores e as despesas mantém-se iguais”, disse a social-democrata que perguntou por medidas de apoio a estes empresários “neste período difícil”.

A maioria PS tenciona pedir uma indemnização pelos prejuízos que está a sofrer diariamente com a paragem prolongada do Ascensor.

“O município está a estudar a hipótese de pedir uma indemnizar. Nada impede que os empresários façam o mesmo junto da entidade,” informou a maioria socialista.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem em curso um Projeto para a Estabilização das Arribas, num investimento de 1.697.400,00€ (IVA incluído) e esperava realizar toda a intervenção num período de 8 meses, para uma extensão desde o miradouro em frente ao largo de Nossa Senhora da Nazaré até à envolvente da plataforma superior do ascensor.

A intervenção, que visa a estabilização das arribas na zona do Sítio e envolvente da plataforma superior do ascensor, funcionando como ação preventiva, ao atuar diretamente sobre os locais onde os diversos tipos de instabilizações são mais evidentes, garantindo a segurança de pessoas e bens, tem sofrido atrasos e paragens.

A área a intervir apresenta vários sinais de instabilidade devido à sua exposição à erosão, o que tem causado a queda de blocos e desmoronamento/e derrocadas pela encosta.

Na zona de intervenção 1, onde se localiza o miradouro do Largo de N. S. Nazaré, será feita a remoção de muros existentes, saneamento e limpeza, e criada uma plataforma suspensa no Bico da Memória, onde a observação da praia e das praias passa a ser feito, retirando a sobrecarga atualmente existente sobre a arriba. Será, ainda, construída uma nova barreira, removidos os depósitos de material e vegetação, e instaladas caleiras de pavimento para a recolha e coleta das águas pluviais.

Na zona de intervenção sobre o ascensor, a intervenção prevista passa pelo saneamento, limpeza e remoção detritos e blocos soltos; remoção de depósitos de material e limpeza das superfícies, execução de muros de revestimento em alvenaria de pedra para preencher cavidades, instalação de rede metálica de proteção reforçada; barreira dinâmica flexível para proteção do canal do ascensor e uma vala intercetora do percurso de escorrência das águas pluviais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1