A sala multideficiência da EB 2/3 D. Pedro I (Agrupamento de Escolas de Cister), um espaço polivalente destinado a alunos com necessidades especiais em idade correspondente ao 2º e 3º ciclos e ensino secundário, foi inaugurada no passado dia 11 de janeiro.
O espaço, que é coordenado pela Associação Solidariedade Sublime e conta com o apoio da Câmara Municipal, da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e de outras entidades, é o resultado do esforço coletivo de toda a comunidade escolar e contou com o envolvimento decisivo de pais, alunos, professores, auxiliares e coordenadores.
A sala multideficiência representa um apoio inovador e proativo durante os horários de trabalho dos encarregados de educação com atividades adequadas às necessidades específicas dos alunos.
“A componente de apoio à família (CAF) é um direito de todas as famílias, mas infelizmente a lei é omissa para estas crianças e jovens. Com este espaço estamos a promover a inclusão social destas famílias fazendo cumprir os seus direitos. A minha felicidade é a vossa felicidade e tudo farei para alimentar esse sentimento nos vossos corações e nos corações de todos os alcobacenses”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hermínio Rodrigues.
O edil destacou ainda que “a criação deste espaço honra o espírito pioneiro de Alcobaça, em particular no que diz respeito à educação, tendo sido no Mosteiro de Alcobaça que se realizou a primeira aula pública em Portugal, a 11 de janeiro de 1269. Celebrar os 755 anos desta data com a inauguração deste espaço é motivo de grande orgulho.”
0 Comentários