Livro “Do not Forget Auschwitz” de José Lorvão apresentado na Casa da Imprensa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa da Imprensa, em Lisboa, foi o palco da apresentação do livro “Do not Forget Auschwitz”, do fotógrafo, natural da Cela, freguesia do concelho de Alcobaça, José Lorvão. O projeto para a publicação do livro deu os primeiros passos em 2020 quando, a convite do amigo Paiva dos Santos, partiu para a Cracóvia, integrado […]

A Casa da Imprensa, em Lisboa, foi o palco da apresentação do livro “Do not Forget Auschwitz”, do fotógrafo, natural da Cela, freguesia do concelho de Alcobaça, José Lorvão.

O projeto para a publicação do livro deu os primeiros passos em 2020 quando, a convite do amigo Paiva dos Santos, partiu para a Cracóvia, integrado na equipa de andebol de praia que ia participar num torneio, e onde teve a oportunidade de visitar os campos de concentração de Auschwitz (1 e 2).

Composto por 86 páginas e 50 fotografias, é um trabalho que “escapa ao que é o meu universo de dia-a-dia de trabalho. Sou um fotojornalista de desporto, fotógrafo do Sporting Club de Portugal. É o resultado de uma oportunidade que se me proporcionou, uma vez que estava integrado numa equipa em competição, e a concretização de um sonho que tinha, o de fazer um livro sobre aquele tema, e juntei a oportunidade de deslocação à ideia que já tinha de me deslocar” para a concretização deste plano.

A presença de algumas horas no local resultou num livro “que gosto muito” e que já originou vários convites ao autor para a sua apresentação.

A vinda à terra natal seria um gosto. “As minhas origens são da Cela Nova e tenho muito orgulho nisso. Já tenho vários convites, como do Porto, Seixal, Belmonte e se houver alguma instituição que tenha interesse na minha apresentação em Alcobaça, seria uma grande honra.”

Nascido a 29 de março de 1969, na localidade de Cela, Alcobaça, iniciou a sua carreira no Semanário “Tempo”, em 1987, ingressando em 1990 no Jornal Record, onde trabalhou, primeiro, como fotojornalista e, posteriormente, como Editor-Executivo de Fotografia até 2011.

Ao serviço desse jornal, esteve presente em Jogos Olímpicos, fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, entre outros eventos desportivos de dimensão mundial.

Vencedor do Prémio CNID, expôs, a convite da Federação Portuguesa de Andebol, no Campeonato da Europa da modalidade em 1994.

Tem participado ao longo dos últimos anos em exposições conjuntas e individuais e em projectos de livros sobre Arte Fotográfica. Tem diversificado o seu trabalho tanto ao nível do retrato, como na cobertura de eventos de caracter empresarial num passado recente.

 É, atualmente, e desde 2018, fotógrafo do Sporting Clube de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Chaby Pinheiro requalificado para programação cultural durante todo o ano

O Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, está a ser alvo de uma profunda intervenção que pretende assinalar o centenário da mais antiga sala cultural do concelho, a 5 de fevereiro de 2026, mas também assegurar uma programação regular e diversificada ao longo de...

teatro