Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Livro “Do not Forget Auschwitz” de José Lorvão apresentado na Casa da Imprensa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa da Imprensa, em Lisboa, foi o palco da apresentação do livro “Do not Forget Auschwitz”, do fotógrafo, natural da Cela, freguesia do concelho de Alcobaça, José Lorvão. O projeto para a publicação do livro deu os primeiros passos em 2020 quando, a convite do amigo Paiva dos Santos, partiu para a Cracóvia, integrado […]

A Casa da Imprensa, em Lisboa, foi o palco da apresentação do livro “Do not Forget Auschwitz”, do fotógrafo, natural da Cela, freguesia do concelho de Alcobaça, José Lorvão.

O projeto para a publicação do livro deu os primeiros passos em 2020 quando, a convite do amigo Paiva dos Santos, partiu para a Cracóvia, integrado na equipa de andebol de praia que ia participar num torneio, e onde teve a oportunidade de visitar os campos de concentração de Auschwitz (1 e 2).

Composto por 86 páginas e 50 fotografias, é um trabalho que “escapa ao que é o meu universo de dia-a-dia de trabalho. Sou um fotojornalista de desporto, fotógrafo do Sporting Club de Portugal. É o resultado de uma oportunidade que se me proporcionou, uma vez que estava integrado numa equipa em competição, e a concretização de um sonho que tinha, o de fazer um livro sobre aquele tema, e juntei a oportunidade de deslocação à ideia que já tinha de me deslocar” para a concretização deste plano.

A presença de algumas horas no local resultou num livro “que gosto muito” e que já originou vários convites ao autor para a sua apresentação.

A vinda à terra natal seria um gosto. “As minhas origens são da Cela Nova e tenho muito orgulho nisso. Já tenho vários convites, como do Porto, Seixal, Belmonte e se houver alguma instituição que tenha interesse na minha apresentação em Alcobaça, seria uma grande honra.”

Nascido a 29 de março de 1969, na localidade de Cela, Alcobaça, iniciou a sua carreira no Semanário “Tempo”, em 1987, ingressando em 1990 no Jornal Record, onde trabalhou, primeiro, como fotojornalista e, posteriormente, como Editor-Executivo de Fotografia até 2011.

Ao serviço desse jornal, esteve presente em Jogos Olímpicos, fases finais de Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, entre outros eventos desportivos de dimensão mundial.

Vencedor do Prémio CNID, expôs, a convite da Federação Portuguesa de Andebol, no Campeonato da Europa da modalidade em 1994.

Tem participado ao longo dos últimos anos em exposições conjuntas e individuais e em projectos de livros sobre Arte Fotográfica. Tem diversificado o seu trabalho tanto ao nível do retrato, como na cobertura de eventos de caracter empresarial num passado recente.

 É, atualmente, e desde 2018, fotógrafo do Sporting Clube de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...

Alunos da D. Pedro I lançam livro sobre os doces conventuais

Foi lançado no passado dia 12 de junho, no Jardim do Amor, o livro “Doces Conventuais de Crianças para Crianças”, uma iniciativa da Escola D. Pedro I no âmbito da aprendizagem criativa e crítica fora do programa escolar oficial, que contou com a presença da...

alunos

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1