Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que assegura o funcionamento do canil (GRUVA), aos alertas para a existência de animais […]

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação.

Segundo o grupo de voluntários que assegura o funcionamento do canil (GRUVA), aos alertas para a existência de animais perdidos ou abandonados a deambular pelos bairros ou estradas, juntam-se, com a mesma regularidade, os casos de animais que ficam sem resposta depois do internamento dos seus cuidadores, em entidades de solidariedade social ou de saúde, e que são encaminhados pelas autoridades para o Centro de Recolha Animal.

Diariamente “recebemos uma dezena de pedidos para entrada de animais no canil, que são recusados” por não haver capacidade de resposta, refere a GRUVA.

Há 89 cães a residir nas instalações, que já foram alvo de obras de adaptação, e várias solicitações para a recolha de mais”.

Em Portugal, de acordo com dados oficiais, são abandonados cerca de 30 mil animais por ano, a maioria cães. O abandono ocorre durante todo o ano, mas cresce nas férias. A lei criminaliza o ato com prisão, até seis meses, ou multa.

O Centro de Recolha Animal da Nazaré tem como principal missão a recolha de animais de companhia vadios ou que tenham sido abandonados pelos seus donos, assim como a sua desparasitação e esterilização, a cargo do Serviço Veterinário Municipal.

Para além do acolhimento, o Centro de Recolha Animal, sob gestão direta da Câmara Municipal da Nazaré, procura encontrar novos donos para os seus residentes e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.

Quem reunir todas as condições para acolher um novo membro na família, pode visitar o Centro de Recolha Animal e adotar um dos que se encontram em lista de espera por um novo lar. Os interessados devem contactar o médico veterinário, Carlos Jerónimo, pelo telemóvel 938012620.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda