Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Canil municipal na Nazaré sem capacidade para mais animais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação. Segundo o grupo de voluntários que assegura o funcionamento do canil (GRUVA), aos alertas para a existência de animais […]

O canil municipal na Nazaré atingiu o limite da sua capacidade de acolhimento de animais e recebe diariamente apelos para a recolha de ninhadas ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho, com sinais de desorientação.

Segundo o grupo de voluntários que assegura o funcionamento do canil (GRUVA), aos alertas para a existência de animais perdidos ou abandonados a deambular pelos bairros ou estradas, juntam-se, com a mesma regularidade, os casos de animais que ficam sem resposta depois do internamento dos seus cuidadores, em entidades de solidariedade social ou de saúde, e que são encaminhados pelas autoridades para o Centro de Recolha Animal.

Diariamente “recebemos uma dezena de pedidos para entrada de animais no canil, que são recusados” por não haver capacidade de resposta, refere a GRUVA.

Há 89 cães a residir nas instalações, que já foram alvo de obras de adaptação, e várias solicitações para a recolha de mais”.

Em Portugal, de acordo com dados oficiais, são abandonados cerca de 30 mil animais por ano, a maioria cães. O abandono ocorre durante todo o ano, mas cresce nas férias. A lei criminaliza o ato com prisão, até seis meses, ou multa.

O Centro de Recolha Animal da Nazaré tem como principal missão a recolha de animais de companhia vadios ou que tenham sido abandonados pelos seus donos, assim como a sua desparasitação e esterilização, a cargo do Serviço Veterinário Municipal.

Para além do acolhimento, o Centro de Recolha Animal, sob gestão direta da Câmara Municipal da Nazaré, procura encontrar novos donos para os seus residentes e, simultaneamente, garantir os cuidados necessários à manutenção da saúde e conforto animal.

Quem reunir todas as condições para acolher um novo membro na família, pode visitar o Centro de Recolha Animal e adotar um dos que se encontram em lista de espera por um novo lar. Os interessados devem contactar o médico veterinário, Carlos Jerónimo, pelo telemóvel 938012620.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter