Abriu em grande a 31.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que se iniciou no passado dia 30 de junho, com a Nave Central do Mosteiro de Alcobaça esgotada para receber os Cappella Neapolitana António Florio e a jovem soprano Ana Vieira Leite.
O fim de semana prosseguiu com os espetáculos do quinteto de jazz Reunions, a Orquestra Metropolitana de Lisboa com a direção de Christian Lindberg e com o ensemble medieval italiano Micrologus, perante plateias bem preenchidas.
A segunda semana do festival apresentou 11 espetáculos, incluindo programação “Outros Mundos” e uma forte componente de circulação com as Redes Cistermúsica.
A Companhia de Dança de Almada estreou o bailado Carbono, com coreografia de Bruno Duarte e o jazz regressou ao Bosque, com o quarteto Remember Jobim.
Já as Redes Cistermúsica viajaram até Porto de Mós, com Maat Saxophone Quartet, e até ao Teatro Maria Matos, em Lisboa, para a apresentação do Quinteto PiazzOlga. Ambos os concertos são de entrada livre.
Na programação principal apresentaram-se, no Mosteiro de Alcobaça, o ensemble Melleo Harmonia Antigua, a Orquestra Filarmónica Portuguesa com direção de Osvaldo Ferreira e a talentosa pianista Inês Andrade, a Banda Sinfónica Portuguesa com a direção de Francisco Ferreira e João Barradas, um dos mais conceituados acordeonistas da atualidade. O ensemble vocal Avres Serva, com direção de Nuno Oliveira num programa dedicado à Prática Musical Cisterciense, apresentou-se no Mosteiro de Sta. Maria de Cós.
Os The Gift atuarão, pela primeira vez, no festival num espetáculo que decorrerá no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. A banda apresentará os temas de Coral, o seu mais recente disco, com um coro de 20 elementos em palco no espetáculo de encerramento desta edição, no dia 30 de julho às 21h30.
Ao todo, o festival apresentará 44 espetáculos (4 bailados e 40 concertos), 20 dos quais são de entrada livre.
O Cistermúsica é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes e tem a direção artística de André Cunha Leal. O festival conta com o apoio dos mecenas BPI / Fundação “La Caixa” e Égide – Associação Portuguesa de Artes, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, a parceria estratégica do Município de Alcobaça, a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça e como patrocinador oficial a Volkswagen.
0 Comentários