Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo […]

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €.

O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo objetivo específico é o “Apoio à Transição Climática”, e que está inserido na Prioridade de Investimento (PI) 13.1 “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de COVID-19, e respetivas consequências socias, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”, enquadrado no Eixo VII – REACT-EU FEDER do COMPETE2020.

O Município da Nazaré pretende consolidar a sua estratégia de sustentabilidade, intervindo numa das principais zonas verdes do concelho – o Parque da Pedralva, que integra a oferta turística que do Município.

Este espaço assume-se como um dos principais pontos verdes da vila, potenciando um conjunto de atividades de recreio e lazer. Caracterizado pela sua elevada biodiversidade, ilustra o período Cretácico inferior (o qual se seguiu após o período Jurássico), incluindo ainda, na zona do Monte Branco, um distinto miradouro com vista panorâmica sobre toda a vila.

É objetivo do projeto rearborizar o espaço, removendo as espécies invasoras e vegetação espontânea desordenada, e proceder, posteriormente, à plantação de árvores, árvores de pequeno porte, maciços de arbustos/sub-arbustos e herbácea, bem como plantas com floração atrativa e que perdurem.

As medidas pretendem fortificar a imagem natural e característica do Parque da Pedralva, reduzindo as vulnerabilidades do território e fomentando a utilização e usufruto do espaço, através do aumento da sua sustentabilidade e atratividade.

Espera-se que a intervenção potencie e melhore o usufruto deste espaço, designadamente para a prática de desporto ao ar livre (jogging, passeios de bicicleta); momentos de lazer; visitas de estudo; passeios em família; e acolhimento de eventos lúdicos e temáticos.

Durante a intervenção poderão existir momentos de constrangimentos à passagem pelo interior do Parque.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda