Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo […]

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €.

O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, cujo objetivo específico é o “Apoio à Transição Climática”, e que está inserido na Prioridade de Investimento (PI) 13.1 “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de COVID-19, e respetivas consequências socias, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”, enquadrado no Eixo VII – REACT-EU FEDER do COMPETE2020.

O Município da Nazaré pretende consolidar a sua estratégia de sustentabilidade, intervindo numa das principais zonas verdes do concelho – o Parque da Pedralva, que integra a oferta turística que do Município.

Este espaço assume-se como um dos principais pontos verdes da vila, potenciando um conjunto de atividades de recreio e lazer. Caracterizado pela sua elevada biodiversidade, ilustra o período Cretácico inferior (o qual se seguiu após o período Jurássico), incluindo ainda, na zona do Monte Branco, um distinto miradouro com vista panorâmica sobre toda a vila.

É objetivo do projeto rearborizar o espaço, removendo as espécies invasoras e vegetação espontânea desordenada, e proceder, posteriormente, à plantação de árvores, árvores de pequeno porte, maciços de arbustos/sub-arbustos e herbácea, bem como plantas com floração atrativa e que perdurem.

As medidas pretendem fortificar a imagem natural e característica do Parque da Pedralva, reduzindo as vulnerabilidades do território e fomentando a utilização e usufruto do espaço, através do aumento da sua sustentabilidade e atratividade.

Espera-se que a intervenção potencie e melhore o usufruto deste espaço, designadamente para a prática de desporto ao ar livre (jogging, passeios de bicicleta); momentos de lazer; visitas de estudo; passeios em família; e acolhimento de eventos lúdicos e temáticos.

Durante a intervenção poderão existir momentos de constrangimentos à passagem pelo interior do Parque.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor