Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 17° C
11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C

Aulas de sobrevivência aquática no ensino pré-escolar e 1º ciclo do EB do concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré é a primeira autarquia a assinar o programa “Competência e Sobrevivência Aquática no 1º ciclo” com a Federação Portuguesa de Natação. As crianças inscritas no pré-escolar e nos 1º e 2ºs anos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Nazaré vão ter aulas de sobrevivência aquática. A iniciativa, […]

A Nazaré é a primeira autarquia a assinar o programa “Competência e Sobrevivência Aquática no 1º ciclo” com a Federação Portuguesa de Natação.

As crianças inscritas no pré-escolar e nos 1º e 2ºs anos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Nazaré vão ter aulas de sobrevivência aquática.

A iniciativa, que nasce de um acordo assinado, na passada sexta-feira, 09 de setembro, entre o Município da Nazaré e a Federação Portuguesa de Natação, pretende contribuir para a redução do número afogamentos com desfecho fatal para crianças e jovens.

 “Trata-se de um programa estruturante para nós e tem como principal objetivo a sobrevivência aquática através da prevenção do afogamento” explico Nuno Batalha, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação que lamentou o elevado número de mortes por afogamento registadas durante a atual época balnear em todo o país, com registo de mais de 80 casos mortais.

“Esperamos que este programa possa ter alguma influência na redução dos números e deste problema.”

Com mais de 900 kms de costa marítima em Portugal Continental e mais de 600 kms nas ilhas, “temos que, necessariamente, fazer alguma coisa”, adiantou o professor universitário, acrescentando que, ao mesmo tempo, este programa pretende “contribuir para a formação e desenvolvimento integral das crianças ao nível físico-motor com conteúdos que promovam a literacia aquática”, sem esquecer a promoção da modalidade com vista ao “aumento do número de praticantes”. 

Nuno Batalha referiu-se à proposta como “ambiciosa” tendo sido reconhecida internacionalmente nas suas qualidades, nomeadamente pela Federação Internacional (FINA), pelo que a Federação Portuguesa de Natação espera que se venha a tornar numa prática a nível mundial.

Por seu lado, Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, recordou que o mar e a sua vivência em segurança têm sido prioridades da sua gestão, desde a chegada em 2013, nomeadamente com o lançamento do projeto da vigilância da praia todo o ano, possível através do acordo com os nadadores salvadores, destinada reduzir o número de acidentes mortais e a aumentar o sentimento de segurança deste destino turístico.

“Foi uma decisão acertada”, disse o autarca, acrescentando que para além deste investimento na segurança e imagem da Nazaré, o Município tem reforçado “o investimento nos equipamentos destinados à prática desportiva, como as piscinas municipais e as piscinas dos centros escolares da Nazaré e Valado dos Frades”.

Sobre o Programa de Sobrevivência Aquática, que passará a ser uma realidade nas escolas da rede pública do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho, Walter Chicharro disse que “é um projeto ao qual dedicamos muito carinho pois é, também, uma forma de concretizar um dos desígnios deste executivo, qualificando os nossos jovens para o uso do mar em segurança, ao mesmo tempo que mostra bem o que é a nossa relação com o mar”.

Este projeto inovador surge de uma parceria entre várias entidades, entre as quais o Município, Associação Portuguesa de Treinadores de Natação, Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores e Federação de Canoagem, e dá continuidade ao projeto “Criança+”, em funcionamento desde o ano letivo anterior no Agrupamento de Escolas da Nazaré, com a colaboração de diversas entidades, designadamente:

– Federação Portuguesa de Natação;

– Proteção Civil;

– Capitania do Porto da Nazaré;

– Bombeiros Voluntários da Nazaré;

– FOR-MAR;

– Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré;

– Clube de Desporto Alternativos da Nazaré;

– Clube Naval da Nazaré;

– Jet Resgate;

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1