Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
16° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
16° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C

Aulas de sobrevivência aquática no ensino pré-escolar e 1º ciclo do EB do concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Nazaré é a primeira autarquia a assinar o programa “Competência e Sobrevivência Aquática no 1º ciclo” com a Federação Portuguesa de Natação. As crianças inscritas no pré-escolar e nos 1º e 2ºs anos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Nazaré vão ter aulas de sobrevivência aquática. A iniciativa, […]

A Nazaré é a primeira autarquia a assinar o programa “Competência e Sobrevivência Aquática no 1º ciclo” com a Federação Portuguesa de Natação.

As crianças inscritas no pré-escolar e nos 1º e 2ºs anos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho da Nazaré vão ter aulas de sobrevivência aquática.

A iniciativa, que nasce de um acordo assinado, na passada sexta-feira, 09 de setembro, entre o Município da Nazaré e a Federação Portuguesa de Natação, pretende contribuir para a redução do número afogamentos com desfecho fatal para crianças e jovens.

 “Trata-se de um programa estruturante para nós e tem como principal objetivo a sobrevivência aquática através da prevenção do afogamento” explico Nuno Batalha, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação que lamentou o elevado número de mortes por afogamento registadas durante a atual época balnear em todo o país, com registo de mais de 80 casos mortais.

“Esperamos que este programa possa ter alguma influência na redução dos números e deste problema.”

Com mais de 900 kms de costa marítima em Portugal Continental e mais de 600 kms nas ilhas, “temos que, necessariamente, fazer alguma coisa”, adiantou o professor universitário, acrescentando que, ao mesmo tempo, este programa pretende “contribuir para a formação e desenvolvimento integral das crianças ao nível físico-motor com conteúdos que promovam a literacia aquática”, sem esquecer a promoção da modalidade com vista ao “aumento do número de praticantes”. 

Nuno Batalha referiu-se à proposta como “ambiciosa” tendo sido reconhecida internacionalmente nas suas qualidades, nomeadamente pela Federação Internacional (FINA), pelo que a Federação Portuguesa de Natação espera que se venha a tornar numa prática a nível mundial.

Por seu lado, Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, recordou que o mar e a sua vivência em segurança têm sido prioridades da sua gestão, desde a chegada em 2013, nomeadamente com o lançamento do projeto da vigilância da praia todo o ano, possível através do acordo com os nadadores salvadores, destinada reduzir o número de acidentes mortais e a aumentar o sentimento de segurança deste destino turístico.

“Foi uma decisão acertada”, disse o autarca, acrescentando que para além deste investimento na segurança e imagem da Nazaré, o Município tem reforçado “o investimento nos equipamentos destinados à prática desportiva, como as piscinas municipais e as piscinas dos centros escolares da Nazaré e Valado dos Frades”.

Sobre o Programa de Sobrevivência Aquática, que passará a ser uma realidade nas escolas da rede pública do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho, Walter Chicharro disse que “é um projeto ao qual dedicamos muito carinho pois é, também, uma forma de concretizar um dos desígnios deste executivo, qualificando os nossos jovens para o uso do mar em segurança, ao mesmo tempo que mostra bem o que é a nossa relação com o mar”.

Este projeto inovador surge de uma parceria entre várias entidades, entre as quais o Município, Associação Portuguesa de Treinadores de Natação, Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores e Federação de Canoagem, e dá continuidade ao projeto “Criança+”, em funcionamento desde o ano letivo anterior no Agrupamento de Escolas da Nazaré, com a colaboração de diversas entidades, designadamente:

– Federação Portuguesa de Natação;

– Proteção Civil;

– Capitania do Porto da Nazaré;

– Bombeiros Voluntários da Nazaré;

– FOR-MAR;

– Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré;

– Clube de Desporto Alternativos da Nazaré;

– Clube Naval da Nazaré;

– Jet Resgate;

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apreensão de mais de meia tonelada de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) apreendeu 560 quilos de pescada branca subdimensionada, no Porto de Pesca da Nazaré. No âmbito de uma ação de fiscalização, do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, realizada no passado dia 6 de setembro, que visava...

pescada 1