O dispositivo para a época de incêndios rurais foi apresentado oficialmente esta segunda-feira, em Leiria.
Antes, o Centro de Coordenação Operacional Distrital esteve na Nazaré para apresentar o Dispositivo Especial de Combate Incêndios Rurais, no âmbito do Plano de Operações Distrital para Leiria.
Os briefings descentralizados servem para a apresentação dos meios disponíveis e auscultação das várias entidades (GNR, PSP, Polícia Marítima, Turismo de Portugal, INEM, Forças Armadas, ICNF, Segurança Social, Federação dos Bombeiros, Infraestruturas de Portugal) para a preparação dos próximos meses.
Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, presidiu à abertura dos trabalhos, tendo manifestado a disponibilidade do Município para a colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil caso seja solicitada.
O autarca recordou o trabalho do Município na capacitação do serviço municipal de proteção civil para estas matérias e a colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, para o equipamento da corporação e ampliação de resposta às necessidades da população, designadamente, com a aprovação recente, em reunião de Câmara, da segunda EIP – Equipa de intervenção permanente, constituída por mais 5 homens, que terão como função manter a reação de socorro no período em que o voluntariado não é possível, já homologada pelo Ministério da tutela.
Por sua vez, o Vereador da Câmara com o Pelouro da Proteção Civil, Orlando Rodrigues, falou dos recursos existentes para um verão que reúne condições para ser complexo, devido às condições climatéricas, e sublinhou “a importância de estarmos preparados para a resposta.”
0 Comentários