A Câmara da Nazaré está a reforçar o combate à vespa velutina (vespa asiática) com a instalação várias armadilhas por todo o concelho.
De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil “está a ser constituída uma malha de armadilhas seletivas, que não capturam outras espécies, em espaço urbano (1km2) e em espaço rural (de 4km2), e nos locais onde nos anos anteriores registámos ninhos e a presença de vespas asiática”.
A instalação das armadilhas faz parte “de um plano definido pela Oeste CIM e que tem como objetivo uma estratégia de prevenção controlo e erradicação da Vespa Velutina no Concelho da Nazaré e na Região Oeste”, acrescenta Mário Cerol, coordenador do SMPC.
Desde 2020 que há registo de vespas asiáticas no concelho, tendo sido identificados 38 ninhos em 2021.
O Serviço Municipal apela à não destruição dos objetos que estão a ser instalados pelo concelho. “Se avistarem uma armadilha não a destruam e não mexam na mesma. Será realizada uma monitorização de 15 em 15 dias para ver as vespas asiáticas capturadas. Se avistarem alguma danificada ou caída devem comunicar tal facto ao SMPC da Nazaré, Junta de Freguesia ou força de segurança da sua área de residência”.
A vespa asiática distingue-se da vespa crabro (europeia) pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da europeia, predominantemente amarela.
0 Comentários