Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Armadilhas para vespa asiática em todo o concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara da Nazaré está a reforçar o combate à vespa velutina (vespa asiática) com a instalação várias armadilhas por todo o concelho. De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil “está a ser constituída uma malha de armadilhas seletivas, que não capturam outras espécies, em espaço urbano (1km2) e em espaço rural (de […]

A Câmara da Nazaré está a reforçar o combate à vespa velutina (vespa asiática) com a instalação várias armadilhas por todo o concelho.

De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil “está a ser constituída uma malha de armadilhas seletivas, que não capturam outras espécies, em espaço urbano (1km2) e em espaço rural (de 4km2), e nos locais onde nos anos anteriores registámos ninhos e a presença de vespas asiática”.

A instalação das armadilhas faz parte “de um plano definido pela Oeste CIM e que tem como objetivo uma estratégia de prevenção controlo e erradicação da Vespa Velutina no Concelho da Nazaré e na Região Oeste”, acrescenta Mário Cerol, coordenador do SMPC.

Desde 2020 que há registo de vespas asiáticas no concelho, tendo sido identificados 38 ninhos em 2021.

O Serviço Municipal apela à não destruição dos objetos que estão a ser instalados pelo concelho. “Se avistarem uma armadilha não a destruam e não mexam na mesma. Será realizada uma monitorização de 15 em 15 dias para ver as vespas asiáticas capturadas. Se avistarem alguma danificada ou caída devem comunicar tal facto ao SMPC da Nazaré, Junta de Freguesia ou força de segurança da sua área de residência”.

A vespa asiática distingue-se da vespa crabro (europeia) pela coloração do abdómen, que é predominantemente de cor preta, ao contrário da europeia, predominantemente amarela.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1