A Confraria da Nossa Senhora da Nazaré vai alojar 26 refugiados da guerra Rússia – Ucrânia em dois centros de alojamento localizados na vila, em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações e com a Segurança Social.
O objetivo destes dois alojamentos é dar um espaço seguro aos cidadãos ucranianos enquanto “tratam de todo o processo de legalização” no país, explica o presidente da Mesa da Confraria, Nuno Batalha.
Ainda de acordo com este responsável, a ideia não é que permaneçam muito tempo nestas casas, mas que fiquem o tempo suficiente até que “consigam entrar no mercado de trabalho e integrar os jovens e as crianças no meio escolar”.
A confraria já tinha colaborado com as tutelas de acolhimento com o Alto Comissariado e com a Segurança Social em anos anteriores, tendo até recebido refugiados dos campos de Lesbos e de Mória e, também, da Síria.
Os centros de acolhimento são ambos na Nazaré, sendo um localizado no centro comunitário e outro no antigo serviço de atendimento permanente.
Toda a mobília dos espaços foi renovada, com o apoio de empresários da Nazaré e de Pataias e da Caritas Paroquial de Turquel.
0 Comentários