Universidade de Coimbra doa 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares: primeira entrega decorre em Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da […]

A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da Leitura do concelho.

Esta doação, feita a partir do catálogo publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), conta com um conjunto variado de obras da série “Descobrir as Ciências” e visa contribuir para implementar os objetivos do Programa RBE, de forma a que “todas as comunidades educativas tenham excelentes bibliotecas escolares, que respondam de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola, garantindo a todos ambientes de informação e conhecimento”.

A entrega dos primeiros volumes às bibliotecas escolares do concelho de Alcobaça aconteceu na segunda-feira, no Parque de Negócios de Alcobaça (onde se situou a Central de Logística do programa), durante a sessão de abertura oficial da Semana da Leitura em Alcobaça.

O evento contou com as intervenções da Coordenadora Nacional da RBE, Manuela Pargana Silva, do Diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues. A entrega das primeiras obras foi oficializada após a assinatura das Cartas de Intenção entre a RBE, a UC e a Câmara Municipal de Alcobaça.

“Com esta iniciativa, integrada na dinâmica do Centro de Estudos Superiores das Universidade de Coimbra em Alcobaça e nas celebrações da Reforma Pombalina, em cujo âmbito foi criada a Imprensa da UC, a Universidade de Coimbra procura colocar a força da história ao serviço da disseminação da ciência, bem como impulsionar a formação de novos leitores e de futuros cidadãos ativos”, declara o Vice-Reitor Delfim Leão.

A semana da leitura de Alcobaça, trata-se de uma iniciativa de incentivo e promoção do livro junto da comunidade em geral e escolar que irá contar com diversas atividades, oficinas, lançamentos literários, leituras encenadas e palestras.

Promovida pelo Município de Alcobaça, através da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Alcobaça (RBCA), e pela Universidade de Coimbra (UC), a Semana da Leitura será também o contexto para as Comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas que marcaram profundamente o ensino superior e, consequentemente, a única Universidade portuguesa então existente.

“O estreitamento das relações entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça é estratégico para ambas as partes e tem vindo a materializar-se num conjunto de projetos já bastante consistentes. A Semana da Leitura e as comemorações dos 250 anos da Reforma Pombalina são iniciativas que se enquadram num mesmo propósito da promoção do livro e do conhecimento. Deste modo, é para o Município uma grande honra poder contar uma vez mais com a Universidade de Coimbra para iniciativas desta natureza”, frisa o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda