Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
24° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Universidade de Coimbra doa 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares: primeira entrega decorre em Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da […]

A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da Leitura do concelho.

Esta doação, feita a partir do catálogo publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), conta com um conjunto variado de obras da série “Descobrir as Ciências” e visa contribuir para implementar os objetivos do Programa RBE, de forma a que “todas as comunidades educativas tenham excelentes bibliotecas escolares, que respondam de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola, garantindo a todos ambientes de informação e conhecimento”.

A entrega dos primeiros volumes às bibliotecas escolares do concelho de Alcobaça aconteceu na segunda-feira, no Parque de Negócios de Alcobaça (onde se situou a Central de Logística do programa), durante a sessão de abertura oficial da Semana da Leitura em Alcobaça.

O evento contou com as intervenções da Coordenadora Nacional da RBE, Manuela Pargana Silva, do Diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues. A entrega das primeiras obras foi oficializada após a assinatura das Cartas de Intenção entre a RBE, a UC e a Câmara Municipal de Alcobaça.

“Com esta iniciativa, integrada na dinâmica do Centro de Estudos Superiores das Universidade de Coimbra em Alcobaça e nas celebrações da Reforma Pombalina, em cujo âmbito foi criada a Imprensa da UC, a Universidade de Coimbra procura colocar a força da história ao serviço da disseminação da ciência, bem como impulsionar a formação de novos leitores e de futuros cidadãos ativos”, declara o Vice-Reitor Delfim Leão.

A semana da leitura de Alcobaça, trata-se de uma iniciativa de incentivo e promoção do livro junto da comunidade em geral e escolar que irá contar com diversas atividades, oficinas, lançamentos literários, leituras encenadas e palestras.

Promovida pelo Município de Alcobaça, através da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Alcobaça (RBCA), e pela Universidade de Coimbra (UC), a Semana da Leitura será também o contexto para as Comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas que marcaram profundamente o ensino superior e, consequentemente, a única Universidade portuguesa então existente.

“O estreitamento das relações entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça é estratégico para ambas as partes e tem vindo a materializar-se num conjunto de projetos já bastante consistentes. A Semana da Leitura e as comemorações dos 250 anos da Reforma Pombalina são iniciativas que se enquadram num mesmo propósito da promoção do livro e do conhecimento. Deste modo, é para o Município uma grande honra poder contar uma vez mais com a Universidade de Coimbra para iniciativas desta natureza”, frisa o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudante detido por tráfico de droga

Um jovem estudante, de 18 anos, foi detido pela PSP da Nazaré por tráfico de droga, no passado dia 27 de fevereiro. De acordo com as autoridades, no seguimento de uma investigação confirmou-se a suspeita de que o jovem, residente naquele concelho, se dedicava à...

estudante2222

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor