Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C

Universidade de Coimbra doa 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares: primeira entrega decorre em Alcobaça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da […]

A Universidade de Coimbra (UC) vai doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A primeira entrega foi feita na segunda-feira, dia 7, em Alcobaça, no âmbito da Semana da Leitura do concelho.

Esta doação, feita a partir do catálogo publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), conta com um conjunto variado de obras da série “Descobrir as Ciências” e visa contribuir para implementar os objetivos do Programa RBE, de forma a que “todas as comunidades educativas tenham excelentes bibliotecas escolares, que respondam de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola, garantindo a todos ambientes de informação e conhecimento”.

A entrega dos primeiros volumes às bibliotecas escolares do concelho de Alcobaça aconteceu na segunda-feira, no Parque de Negócios de Alcobaça (onde se situou a Central de Logística do programa), durante a sessão de abertura oficial da Semana da Leitura em Alcobaça.

O evento contou com as intervenções da Coordenadora Nacional da RBE, Manuela Pargana Silva, do Diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, do Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues. A entrega das primeiras obras foi oficializada após a assinatura das Cartas de Intenção entre a RBE, a UC e a Câmara Municipal de Alcobaça.

“Com esta iniciativa, integrada na dinâmica do Centro de Estudos Superiores das Universidade de Coimbra em Alcobaça e nas celebrações da Reforma Pombalina, em cujo âmbito foi criada a Imprensa da UC, a Universidade de Coimbra procura colocar a força da história ao serviço da disseminação da ciência, bem como impulsionar a formação de novos leitores e de futuros cidadãos ativos”, declara o Vice-Reitor Delfim Leão.

A semana da leitura de Alcobaça, trata-se de uma iniciativa de incentivo e promoção do livro junto da comunidade em geral e escolar que irá contar com diversas atividades, oficinas, lançamentos literários, leituras encenadas e palestras.

Promovida pelo Município de Alcobaça, através da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Alcobaça (RBCA), e pela Universidade de Coimbra (UC), a Semana da Leitura será também o contexto para as Comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas que marcaram profundamente o ensino superior e, consequentemente, a única Universidade portuguesa então existente.

“O estreitamento das relações entre a Universidade de Coimbra e o Município de Alcobaça é estratégico para ambas as partes e tem vindo a materializar-se num conjunto de projetos já bastante consistentes. A Semana da Leitura e as comemorações dos 250 anos da Reforma Pombalina são iniciativas que se enquadram num mesmo propósito da promoção do livro e do conhecimento. Deste modo, é para o Município uma grande honra poder contar uma vez mais com a Universidade de Coimbra para iniciativas desta natureza”, frisa o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga