Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 17° C

Câmara de Alcobaça governa 2022 com orçamento de 53,9M

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O orçamento de 2022 da Câmara de Alcobaça é de 53,9 milhões de euros, uma redução de cerca de um milhão de euros em relação à verba orçamentada para 2021.

O orçamento de 2022 da Câmara de Alcobaça é de 53,9 milhões de euros, uma redução de cerca de um milhão de euros em relação à verba orçamentada para 2021.

Os documentos provisionais apontam para receitas correntes na ordem dos 39,5 milhões de euros (mais 0,56% que em 2021) e as de capital a 14,3 milhões (menos 7,6% do que o orçamentado este ano).

Já do lado da despesa, as correntes totalizam 31,2 milhões (mais 19,72 % do que em 2021) e as de capital ascendem a 22,7 milhões de euros, descendo 14,11% em relação a este ano.

Do lado dos recebimentos e das receitas esperadas, são as transferências correntes as que representam a maior fatia da receita, com 17,6 milhões de euros, seguindo-se os impostos diretos (12,5 milhões de euros) e as vendas de bens e serviços que rondam os quatro milhões de euros.

Já a aquisição de bens e serviços mantém-se como a rubrica mais elevada nas despesas previstas, com 15,5 milhões de euros, seguindo-se os custos com pessoal, que sobem para 12 milhões e das transferências correntes, que totalizam 4,5 milhões.

As Grandes Opções do Plano (GOP) com 40,9 milhões de euros, repartidos em 22,2 milhões afetos ao Plano Plurianual de Atividades e 22,7 milhões destinados às atividades mais relevantes, voltam-se para a coesão territorial, com as funções sociais a representarem 45,95%, as funções gerais 19,88% e as económicas 29,45% em termos de peso nesta calendarização.

A Felicidade, Território e Economia são os três eixos estratégicos inscritos no documento focado nas “pessoas, apostando na sua formação e no seu bem-estar, assim como dando continuidade às obras que estão em curso, na área da educação, o centro escolar de Pataias vai avançar tal como as obras na escola estevão Martins de Alcobaça”, explica Herminio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Para além das grandes opções que irão guiar este novo ano, foram, ainda, fixados os impostos para 2022 com o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) fixado na taxa de 0,3% para prédios urbanos e uma redução fixa de 20 euros para famílias com um dependente, de 40 euros para agregados com dois dependentes e de 70 euros para famílias com três ou mais dependentes.

A participação o município no IRS fixou-se nos 3,5 % enquanto a Derrama se mantém, também, em 1,3% para empresas com um lucro tributável superior a 150 mil euros, e uma taxa reduzida de 1% para aqueles que não atinjam lucros nesse montante.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

CHITA com rota alargada em Março e gratuita através do novo Passe M

Em 2025, a "CHITA" entrará numa nova fase, com novas rotas alargadas além da cidade, às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A sua gratuitidade será mantida através da sua integração no novo "Passe M", lançado pela Comunidade...

Chita

São Brás deu pontapé de saída para o Carnaval da Nazaré

A Romaria ao Monte de São Bartolomeu, festa profano-religiosa denominada de ‘São Brás’, juntou centenas de pessoas junto ao Monte de São Bartolomeu, na segunda-feira, 3 de fevereiro. O evento juntou, à semelhança do que já é comum, centenas de pessoas junto ao...

Sao Bras 1

Graciano Dias reeleito presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP

No passado dia 25 de janeiro, Graciano Dias voltou a merecer a confiança dos militantes e foi reeleito Presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP. Em ano de eleições autárquicas, o empresário nazareno assegura que o partido já definiu a sua estratégia para...

graciano