Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 25° C
24° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 31° C
28° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 31° C

Câmara de Alcobaça governa 2022 com orçamento de 53,9M

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O orçamento de 2022 da Câmara de Alcobaça é de 53,9 milhões de euros, uma redução de cerca de um milhão de euros em relação à verba orçamentada para 2021.

O orçamento de 2022 da Câmara de Alcobaça é de 53,9 milhões de euros, uma redução de cerca de um milhão de euros em relação à verba orçamentada para 2021.

Os documentos provisionais apontam para receitas correntes na ordem dos 39,5 milhões de euros (mais 0,56% que em 2021) e as de capital a 14,3 milhões (menos 7,6% do que o orçamentado este ano).

Já do lado da despesa, as correntes totalizam 31,2 milhões (mais 19,72 % do que em 2021) e as de capital ascendem a 22,7 milhões de euros, descendo 14,11% em relação a este ano.

Do lado dos recebimentos e das receitas esperadas, são as transferências correntes as que representam a maior fatia da receita, com 17,6 milhões de euros, seguindo-se os impostos diretos (12,5 milhões de euros) e as vendas de bens e serviços que rondam os quatro milhões de euros.

Já a aquisição de bens e serviços mantém-se como a rubrica mais elevada nas despesas previstas, com 15,5 milhões de euros, seguindo-se os custos com pessoal, que sobem para 12 milhões e das transferências correntes, que totalizam 4,5 milhões.

As Grandes Opções do Plano (GOP) com 40,9 milhões de euros, repartidos em 22,2 milhões afetos ao Plano Plurianual de Atividades e 22,7 milhões destinados às atividades mais relevantes, voltam-se para a coesão territorial, com as funções sociais a representarem 45,95%, as funções gerais 19,88% e as económicas 29,45% em termos de peso nesta calendarização.

A Felicidade, Território e Economia são os três eixos estratégicos inscritos no documento focado nas “pessoas, apostando na sua formação e no seu bem-estar, assim como dando continuidade às obras que estão em curso, na área da educação, o centro escolar de Pataias vai avançar tal como as obras na escola estevão Martins de Alcobaça”, explica Herminio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Para além das grandes opções que irão guiar este novo ano, foram, ainda, fixados os impostos para 2022 com o Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) fixado na taxa de 0,3% para prédios urbanos e uma redução fixa de 20 euros para famílias com um dependente, de 40 euros para agregados com dois dependentes e de 70 euros para famílias com três ou mais dependentes.

A participação o município no IRS fixou-se nos 3,5 % enquanto a Derrama se mantém, também, em 1,3% para empresas com um lucro tributável superior a 150 mil euros, e uma taxa reduzida de 1% para aqueles que não atinjam lucros nesse montante.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1