Pescadores da Nazaré podem ajudar a proteger a ave marinha mais ameaçada

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pescadores da Nazaré vão colaborar com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) num projeto destinado a evitar que a pardela-balear seja capturada acidentalmente nas pescas.

O Departamento de Conservação Marinha da SPEA explicou que o objetivo é perceber a dimensão do problema da captura acidental desta espécie, desenvolver e testar soluções.

O projeto foi divulgado no passado dia 18 de junho, integrado no projeto internacional LIFE PanPuffinus!, cujo fim é proteger os parentes dos albatrozes em Portugal e no Mediterrâneo, ou seja, a pardela-balear e a pardela-do-mediterrâneo.

Entre as soluções a testar estará o “papagaio afugentador”, uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, já testado nas Berlengas, com eficácia, evitando prejuízos nos equipamentos, iscos ou peixe perdido, e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis.

A pardela-balear é, atualmente, a ave marinha mais ameaçada da Europa. Os estudos indicam que toda a população mundial de pardela-balear utiliza as águas nacionais nalgum momento do seu ciclo de vida, para recuperar energia antes iniciarem uma nova e exigente época de reprodução nas Ilhas Baleares.

O projeto LIFE PanPuffinus! junta organizações de conservação da natureza e entidades governamentais de Malta, Grécia, França, Espanha e Portugal e pretende mitigar o impacto das duas mais importantes ameaças a estas espécies: as capturas acidentais na pesca e a predação dos ovos e crias por espécies não-nativas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda