Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C

Pescadores da Nazaré podem ajudar a proteger a ave marinha mais ameaçada

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Pescadores da Nazaré vão colaborar com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) num projeto destinado a evitar que a pardela-balear seja capturada acidentalmente nas pescas.

O Departamento de Conservação Marinha da SPEA explicou que o objetivo é perceber a dimensão do problema da captura acidental desta espécie, desenvolver e testar soluções.

O projeto foi divulgado no passado dia 18 de junho, integrado no projeto internacional LIFE PanPuffinus!, cujo fim é proteger os parentes dos albatrozes em Portugal e no Mediterrâneo, ou seja, a pardela-balear e a pardela-do-mediterrâneo.

Entre as soluções a testar estará o “papagaio afugentador”, uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, já testado nas Berlengas, com eficácia, evitando prejuízos nos equipamentos, iscos ou peixe perdido, e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis.

A pardela-balear é, atualmente, a ave marinha mais ameaçada da Europa. Os estudos indicam que toda a população mundial de pardela-balear utiliza as águas nacionais nalgum momento do seu ciclo de vida, para recuperar energia antes iniciarem uma nova e exigente época de reprodução nas Ilhas Baleares.

O projeto LIFE PanPuffinus! junta organizações de conservação da natureza e entidades governamentais de Malta, Grécia, França, Espanha e Portugal e pretende mitigar o impacto das duas mais importantes ameaças a estas espécies: as capturas acidentais na pesca e a predação dos ovos e crias por espécies não-nativas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn