ALEB é um investimento-âncora para a economia regional e para o ordenamento territorial da indústria

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançada, no passado dia 11, na Quinta da Serra, a primeira pedra da Zona Empresarial Responsável da Benedita (conhecida como ALEB), um “momento histórico que marca o início da materialização da visão do Dr. José Gonçalves Sapinho.

Uma visão que demorou quase 20 anos a ultrapassar uma série de vicissitudes processuais e burocráticas. Esta obra será um estímulo para a economia de toda uma região e um verdadeiro símbolo do empreendedorismo de uma das freguesias mais dinâmicas do distrito de Leiria e de todo país”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na cerimónia de lançamento.

A obra teve início no passado mês de abril e tem seguido em velocidade de cruzeiro estando a sua execução prevista para dentro de um ano e meio.

O edil referiu ainda que “em boa hora obtivemos os fundos comunitários necessários para este investimento, e recorremos a um conjunto de argumentos fundamentais: primeiro, temos matéria-prima: um dos setores essenciais do concelho, a extração da pedra, encontra aqui mesmo (Serra d’Aire e Candeeiros) a sua matéria-prima; segundo, temos uma imensa tradição industrial: a Benedita é a região de maior produção de calçado do sul do país; o cluster da cutelaria, juntamente com Santa Catarina, é o quinto maior da Europa. Argumentos não nos faltam. O que faltou nestes últimos 20 anos foi a vontade política nacional para investir no nosso distrito, como se investiu em muitos outros distritos do País. Perante este cenário, fomos à luta e reunimos com todas as entidades oficiais, cumprimos a suas exigências e obtivemos os seus pareceres favoráveis. Neste contexto, a nossa capacidade de revindicação foi determinante. Porém, para que os grandes projetos sejam concretizados é primeiro preciso quem tenha a visão de os projetar e é por isso que este dia serve de homenagem ao Dr. Sapinho e a todo o povo da Benedita.”

A cerimónia do lançamento da primeira pedra da ZERB contou com a presença de Maria Adelaide Martins Gonçalves Sapinho, esposa do falecido ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que adquiriu o terreno da Quinta da Serra em 2004.

A Zona Empresarial Responsável da Benedita é uma das mais antigas revindicações da Benedita, freguesia de perfil industrial e empreendedor onde estão instaladas várias empresas de craveira nacional e internacional, que dão cartas em diversos setores como a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, a extração da pedra, entre muitos outros.

A ordenação do tecido industrial da freguesia é, pois, um desejo de décadas por parte dos empresários que agora será consolidada naquela que será a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça: 7.5 milhões de euros de investimento.

Ao longo dos últimos anos, o projeto foi superando difíceis etapas e procedimentos burocráticos, obtendo pareceres favoráveis de todos os organismos responsáveis pelo licenciamento ambiental e gestão territorial, nomeadamente a CCDR-LVT, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a ALEB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

A gestão da ZERB será regida por um critério de descriminação positiva (lotes mais baratos) para empresas dos setores tradicionais da Benedita (cutelaria, pedra e calçado).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda