Q

Previsão do tempo

22° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

ALEB é um investimento-âncora para a economia regional e para o ordenamento territorial da indústria

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi lançada, no passado dia 11, na Quinta da Serra, a primeira pedra da Zona Empresarial Responsável da Benedita (conhecida como ALEB), um “momento histórico que marca o início da materialização da visão do Dr. José Gonçalves Sapinho.

Uma visão que demorou quase 20 anos a ultrapassar uma série de vicissitudes processuais e burocráticas. Esta obra será um estímulo para a economia de toda uma região e um verdadeiro símbolo do empreendedorismo de uma das freguesias mais dinâmicas do distrito de Leiria e de todo país”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, na cerimónia de lançamento.

A obra teve início no passado mês de abril e tem seguido em velocidade de cruzeiro estando a sua execução prevista para dentro de um ano e meio.

O edil referiu ainda que “em boa hora obtivemos os fundos comunitários necessários para este investimento, e recorremos a um conjunto de argumentos fundamentais: primeiro, temos matéria-prima: um dos setores essenciais do concelho, a extração da pedra, encontra aqui mesmo (Serra d’Aire e Candeeiros) a sua matéria-prima; segundo, temos uma imensa tradição industrial: a Benedita é a região de maior produção de calçado do sul do país; o cluster da cutelaria, juntamente com Santa Catarina, é o quinto maior da Europa. Argumentos não nos faltam. O que faltou nestes últimos 20 anos foi a vontade política nacional para investir no nosso distrito, como se investiu em muitos outros distritos do País. Perante este cenário, fomos à luta e reunimos com todas as entidades oficiais, cumprimos a suas exigências e obtivemos os seus pareceres favoráveis. Neste contexto, a nossa capacidade de revindicação foi determinante. Porém, para que os grandes projetos sejam concretizados é primeiro preciso quem tenha a visão de os projetar e é por isso que este dia serve de homenagem ao Dr. Sapinho e a todo o povo da Benedita.”

A cerimónia do lançamento da primeira pedra da ZERB contou com a presença de Maria Adelaide Martins Gonçalves Sapinho, esposa do falecido ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que adquiriu o terreno da Quinta da Serra em 2004.

A Zona Empresarial Responsável da Benedita é uma das mais antigas revindicações da Benedita, freguesia de perfil industrial e empreendedor onde estão instaladas várias empresas de craveira nacional e internacional, que dão cartas em diversos setores como a cutelaria, o calçado, a marroquinaria, a extração da pedra, entre muitos outros.

A ordenação do tecido industrial da freguesia é, pois, um desejo de décadas por parte dos empresários que agora será consolidada naquela que será a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça: 7.5 milhões de euros de investimento.

Ao longo dos últimos anos, o projeto foi superando difíceis etapas e procedimentos burocráticos, obtendo pareceres favoráveis de todos os organismos responsáveis pelo licenciamento ambiental e gestão territorial, nomeadamente a CCDR-LVT, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Localizada na Quinta da Serra (junto ao IC2, na Benedita), a ALEB conta com uma área de 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

A gestão da ZERB será regida por um critério de descriminação positiva (lotes mais baratos) para empresas dos setores tradicionais da Benedita (cutelaria, pedra e calçado).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues. Os imóveis serão...

rua d. pedro

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004