Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 18° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 19° C

Cardeal-Patriarca de Lisboa visitou a Igreja de S. Gião em Famalicão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, efetuou, no passado dia 23 de abril, uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão (Nazaré).

O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se a empreitada quase finalizada.

A aproveitar uma deslocação à Região, e após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, D. Manuel Clemente efetuou uma visita ao local “um dos mais antigos templos cristãos do território português e que, felizmente, manteve o essencial da construção. Tinha uma ligação forte à freguesia, onde ainda há memória da celebração litúrgica”.

“É um local que, do ponto de vista histórico, patrimonial e religioso para a população de Famalicão tem todo um significado, e eu só posso estar muito feliz com a recuperação de um lugar tão importante para a memória da zona e do país inteiro”, disse D. Manuel Clemente.

O edificado teve início na época da ocupação visigótica, e o investimento público de reabilitação do local teve como finalidade possibilitar a visita ao local, classificado de elevado interesse turístico, científico e académico.

A Igreja, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão, é património classificado como Monumento de Interesse Nacional (nº2 do art.º 15 da Lei 107/01 de 8 de setembro). Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa.

Ao longo dos últimos meses, e após diligências junto da tutela para travar a elevada degradação das infraestruturas metálicas que cobriam todo o Monumento, instaladas para permeabilização do edifício das condições climáticas adversas, foram sendo desenvolvidos os trabalhos com vista à preservação deste marco histórico.

A obra será alvo de uma cerimónia religiosa de inauguração e de bênção, em data a anunciar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apresentado projeto de requalificação da Lagoa do Valado

Foi apresentado, e aprovado, em reunião de câmara, o projeto de requalificação da Lagoa do Valado – que, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, conta com um investimento superior a 380 mil euros. O mesmo foi apresentado pelo...

lagoa

São Brás deu pontapé de saída para o Carnaval da Nazaré

A Romaria ao Monte de São Bartolomeu, festa profano-religiosa denominada de ‘São Brás’, juntou centenas de pessoas junto ao Monte de São Bartolomeu, na segunda-feira, 3 de fevereiro. O evento juntou, à semelhança do que já é comum, centenas de pessoas junto ao...

Sao Bras 1