Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Cardeal-Patriarca de Lisboa visitou a Igreja de S. Gião em Famalicão da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, efetuou, no passado dia 23 de abril, uma visita informal à Igreja de São Gião, em Famalicão (Nazaré).

O edifício tem estado em obras de recuperação, encontrando-se a empreitada quase finalizada.

A aproveitar uma deslocação à Região, e após uma reunião da Vigararia Alcobaça-Nazaré, D. Manuel Clemente efetuou uma visita ao local “um dos mais antigos templos cristãos do território português e que, felizmente, manteve o essencial da construção. Tinha uma ligação forte à freguesia, onde ainda há memória da celebração litúrgica”.

“É um local que, do ponto de vista histórico, patrimonial e religioso para a população de Famalicão tem todo um significado, e eu só posso estar muito feliz com a recuperação de um lugar tão importante para a memória da zona e do país inteiro”, disse D. Manuel Clemente.

O edificado teve início na época da ocupação visigótica, e o investimento público de reabilitação do local teve como finalidade possibilitar a visita ao local, classificado de elevado interesse turístico, científico e académico.

A Igreja, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão, é património classificado como Monumento de Interesse Nacional (nº2 do art.º 15 da Lei 107/01 de 8 de setembro). Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa.

Ao longo dos últimos meses, e após diligências junto da tutela para travar a elevada degradação das infraestruturas metálicas que cobriam todo o Monumento, instaladas para permeabilização do edifício das condições climáticas adversas, foram sendo desenvolvidos os trabalhos com vista à preservação deste marco histórico.

A obra será alvo de uma cerimónia religiosa de inauguração e de bênção, em data a anunciar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal