Foram dois dias em que a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto esteve voltada para o exterior e em que os seus alunos se uniram para mostrar à comunidade o que ali se faz de melhor.
Do departamento de línguas às ciências e matemáticas, sem esquecer o desporto e as artes, houve atividades para todos os gostos. “Cada disciplina tem uma sala com diversas iniciativas e ao mesmo tempo com exposições dos trabalhos que os alunos realizaram neste ano letivo”, referiu a diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Luísa Sardo, realçando que foi a “prata da casa” que dinamizou as várias atividades.
Segundo a diretora, “os alunos envolvem-se ativamente na dinâmica educativa e formativa, o que lhes tem conferido um sentido de pertença e de identidade com o Agrupamento”. “O clima de proximidade e de cooperação entre os profissionais e os alunos promove o envolvimento das atividades e projetos”, adiantou.
Tecnologia criativa com robôs
A oficina de robótica com cerca de 20 robôs, captou a atenção dos alunos. A sala da robótica recebeu ainda a visita de alguns seniores da Fundação Manuel Francisco Clérigo, que apreciaram um dos robôs a interagir e a circular, avançando conforme as instruções que recebeu dos alunos.
Destaque para o “laboratório é uma doçaria”, uma das iniciativas que teve bastante adesão. “Nós ensinamos aos nossos alunos que no laboratório não se come e não se bebe e este ano achámos que podíamos fazer uma coisa diferente, onde mostrámos a importância da química na cozinha, nomeadamente na doçaria”, explicou a professora de física e química, Carla Crisóstomo. Por exemplo, para fazer o gelado, utilizaram um dos componentes do “ar ambiente que é o nitrogénio, e quando entra em contato com uma solução que nós preparámos previamente, congela”, adiantou a docente.
Pipocas, gomas, bolo na caneca, entre outras iguarias foram confecionadas neste ateliê.
Decorreram ainda experiências em laboratório (de Química, Física e Ciências Naturais), onde os alunos participaram em várias atividades experimentais. Puderam observar e manusear minerais e rochas, vários órgãos de mamíferos e ver como acontece a erupção de um vulcão.
Origami, espetáculos musicais, sessões de cinema, foram outras iniciativas promovidas, para além de palestras sobre as alterações climáticas com a colaboração da Universidade de Coimbra.
No dia 4 de abril, às 12h30, reuniram-se todos os elementos do Agrupamento, alunos, pessoal docente e não docente, para comemorar o Dia do Agrupamento, que juntou cerca de mil pessoas. Os alunos do primeiro ciclo (3º e 4º anos) do Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto tiveram assim oportunidade de visitar a “escola sede”, onde decorreu um espetáculo com música e uma demonstração de artes marciais.
Nesta iniciativa fizeram louvor à professora Margarida Fialho, que também foi presidente do Conselho Geral e que se aposentou recentemente.
Concurso Nacional de Leitura
Alunos do Agrupamento participarão na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em Sobral de Monte Agraço, no dia 30 de abril. São eles: 1º ciclo: Mariana Francisco de Oliveira Dias – 4º ano da Escola Básica de Alfeizerão. 2º ciclo: Kaixin Cheng – 5º ano da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (EBS S.M.P.) Maria Leonor Sousa da Silva – 6º ano da EBS S.M.P. 3º ciclo: Margarida Maria Duarte Sousa – 8º ano da EBS S.M.P Secundário: Íris Calado dos Santos Calinas – 10º ano da EBS S.M.P.
0 Comentários