Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
14° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C

Dias abertos da Escola Básica e Secundária com várias atividades

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Exposições, laboratórios abertos, experiências, jogos, workshops, ateliês, música, espetáculos entre outras atividades, marcaram os Dias Abertos do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, que decorreram a 4 e 5 de abril. Os alunos realizaram dezenas de atividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do projeto educativo. Todos os departamentos curriculares fizeram-se representar com a dinamização de iniciativas.

Foram dois dias em que a Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto esteve voltada para o exterior e em que os seus alunos se uniram para mostrar à comunidade o que ali se faz de melhor.

Do departamento de línguas às ciências e matemáticas, sem esquecer o desporto e as artes, houve atividades para todos os gostos. “Cada disciplina tem uma sala com diversas iniciativas e ao mesmo tempo com exposições dos trabalhos que os alunos realizaram neste ano letivo”, referiu a diretora do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Luísa Sardo, realçando que foi a “prata da casa” que dinamizou as várias atividades.

Segundo a diretora, “os alunos envolvem-se ativamente na dinâmica educativa e formativa, o que lhes tem conferido um sentido de pertença e de identidade com o Agrupamento”. “O clima de proximidade e de cooperação entre os profissionais e os alunos promove o envolvimento das atividades e projetos”, adiantou.

Tecnologia criativa com robôs

A oficina de robótica com cerca de 20 robôs, captou a atenção dos alunos. A sala da robótica recebeu ainda a visita de alguns seniores da Fundação Manuel Francisco Clérigo, que apreciaram um dos robôs a interagir e a circular, avançando conforme as instruções que recebeu dos alunos.

Destaque para o “laboratório é uma doçaria”, uma das iniciativas que teve bastante adesão. “Nós ensinamos aos nossos alunos que no laboratório não se come e não se bebe e este ano achámos que podíamos fazer uma coisa diferente, onde mostrámos a importância da química na cozinha, nomeadamente na doçaria”, explicou a professora de física e química, Carla Crisóstomo. Por exemplo, para fazer o gelado, utilizaram um dos componentes do “ar ambiente que é o nitrogénio, e quando entra em contato com uma solução que nós preparámos previamente, congela”, adiantou a docente.

Pipocas, gomas, bolo na caneca, entre outras iguarias foram confecionadas neste ateliê.

Decorreram ainda experiências em laboratório (de Química, Física e Ciências Naturais), onde os alunos participaram em várias atividades experimentais. Puderam observar e manusear minerais e rochas, vários órgãos de mamíferos e ver como acontece a erupção de um vulcão.

Origami, espetáculos musicais, sessões de cinema, foram outras iniciativas promovidas, para além de palestras sobre as alterações climáticas com a colaboração da Universidade de Coimbra.

No dia 4 de abril, às 12h30, reuniram-se todos os elementos do Agrupamento, alunos, pessoal docente e não docente, para comemorar o Dia do Agrupamento, que juntou cerca de mil pessoas. Os alunos do primeiro ciclo (3º e 4º anos) do Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto tiveram assim oportunidade de visitar a “escola sede”, onde decorreu um espetáculo com música e uma demonstração de artes marciais.

Nesta iniciativa fizeram louvor à professora Margarida Fialho, que também foi presidente do Conselho Geral e que se aposentou recentemente.

Concurso Nacional de Leitura

Alunos do Agrupamento participarão na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, a decorrer em Sobral de Monte Agraço, no dia 30 de abril. São eles: 1º ciclo: Mariana Francisco de Oliveira Dias – 4º ano da Escola Básica de Alfeizerão. 2º ciclo: Kaixin Cheng – 5º ano da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (EBS S.M.P.) Maria Leonor Sousa da Silva – 6º ano da EBS S.M.P. 3º ciclo: Margarida Maria Duarte Sousa – 8º ano da EBS S.M.P Secundário: Íris Calado dos Santos Calinas – 10º ano da EBS S.M.P.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Relatório e Contas do Município e Serviços Municipalizados apresentados

O Relatório e Contas referente ao 1.º semestre de 2024 do Município da Nazaré foi à reunião de Câmara, realizada no passado dia 28 de outubro, para tomada de conhecimento e aprovação do seu envio à Assembleia Municipal. Este instrumento de apoio à gestão da...

cmn

Laborinho Lúcio defende escola que incentive as crianças a perguntar

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio defendeu que a escola deve incentivar as crianças a perguntar, e deve educar para os direitos, e não para os deveres, para formar democratas. Estas declarações foram proferidas, durante o painel “Cultivar a Educação na Escola...

laborinho lucio222