A Câmara de Alcobaça já contactou a Direção-Geral do Património (DGPC) para saber se existe recetividade à substituição do saibro por outro material, já que a manutenção futura poderá tornar-se, cada vez mais, numa missão complicada.
“A DGPC colocou novo piso dentro de alguns espaços do monumento, nomeadamente junto à Sala das Conclusões, e questionei esta entidade sobre se estaria também disponível para estudar conjuntamente connosco uma solução (para a Praça 25 de Abril), e se essa poderia ser uma alternativa ao atual piso, em saibro”, diz Paulo Inácio, Presidente do Município.
De acordo com o Presente da Câmara de Alcobaça, “a informação que tive da diretora é a de que o saibro tem causado algumas patologias, dentro do próprio monumento”.
Para o autarca “o que se pede à DGPC é que reflita se vale a pena, ou não, manter aquela solução, porque se se fizer uma manutenção mais forte, e continuar a haver problemas, mas vale mudar de vez o piso. É essa situação que está em estudo, nomeadamente em conjunto com o arquiteto que projetou a requalificação da envolvente ao Mosteiro (Gonçalo Byrne).
“Se for para mudar o piso, a Câmara está disponível para efetuar essa mudança.”
0 Comentários