Museu do Vinho regista a maior afluência desde a reabertura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu do Vinho de Alcobaça atingiu em 2018 uma afluência recorde de 10.602 visitantes, o maior registo desde a reabertura ao público, em julho de 2013.

Este é o primeiro ano que os museus alcobacenses superam os 10 mil visitantes, registando o Museu do Vinho de Alcobaça um aumento de 46% relativamente a 2017.

O ano de 2018 representa também 28% do total de visitantes desde a sua reabertura, suplantando o ano de 2016 que registava o anterior recorde (8.067 visitantes).

Os resultados devem-se, sobretudo, à fidelização de alguns operadores turísticos nacionais e internacionais de grande escala, tendo o contingente dos grupos organizados registado, em 2018, um aumento de 75% , face ao ano transato.

Os grupos organizados representaram, de resto, 60% do total de público de 2018, suplantando significativamente qualquer ano anterior (cerca de 20 a 30% de aumento em relação a cada ano precedente).

Registou-se, igualmente, um aumento de afluência por parte das escolas (+13% ) e de público nos eventos albergados pelo Museu (+4,5% ) face a 2017. Particularmente no que aos eventos diz respeito, em 2018 o Museu do Vinho diferenciou-se pela sua programação cultural, tendo acolhido 18 eventos entre exposições, concertos, espectáculos de teatro, performance de dança contemporânea, workshops. Integrou ainda a programação de 5 festivais: Books&Movies, Cistermúsica, Manobras, Marionetas na Cidade e Gravíssimo.

Desde julho de 2013, o Museu atraiu 37.852 visitantes cujo perfil tem-se estabilizado como maioritariamente nacional (70% ), seguida do turista local (18% ). O turista estrangeiro representa a terceira incidência de visitas (12% ), apesar de no último ano ter aumentado e ter suplantando o local.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio, “o Museu do Vinho é uma das mais importantes e diferenciadoras valências do concelho, quer pela sua tipicidade e importância histórica quer pelo notório crescente interesse que este tem gerado, graças ao um importante trabalho de promoção e dinamização, levado a cabo pelo Município. São números que nos deixam orgulhosos, mas que acrescem a responsabilidade de manter e superar os níveis de qualidade atingidos.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222