Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 12° C

Museu do Vinho regista a maior afluência desde a reabertura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu do Vinho de Alcobaça atingiu em 2018 uma afluência recorde de 10.602 visitantes, o maior registo desde a reabertura ao público, em julho de 2013.

Este é o primeiro ano que os museus alcobacenses superam os 10 mil visitantes, registando o Museu do Vinho de Alcobaça um aumento de 46% relativamente a 2017.

O ano de 2018 representa também 28% do total de visitantes desde a sua reabertura, suplantando o ano de 2016 que registava o anterior recorde (8.067 visitantes).

Os resultados devem-se, sobretudo, à fidelização de alguns operadores turísticos nacionais e internacionais de grande escala, tendo o contingente dos grupos organizados registado, em 2018, um aumento de 75% , face ao ano transato.

Os grupos organizados representaram, de resto, 60% do total de público de 2018, suplantando significativamente qualquer ano anterior (cerca de 20 a 30% de aumento em relação a cada ano precedente).

Registou-se, igualmente, um aumento de afluência por parte das escolas (+13% ) e de público nos eventos albergados pelo Museu (+4,5% ) face a 2017. Particularmente no que aos eventos diz respeito, em 2018 o Museu do Vinho diferenciou-se pela sua programação cultural, tendo acolhido 18 eventos entre exposições, concertos, espectáculos de teatro, performance de dança contemporânea, workshops. Integrou ainda a programação de 5 festivais: Books&Movies, Cistermúsica, Manobras, Marionetas na Cidade e Gravíssimo.

Desde julho de 2013, o Museu atraiu 37.852 visitantes cujo perfil tem-se estabilizado como maioritariamente nacional (70% ), seguida do turista local (18% ). O turista estrangeiro representa a terceira incidência de visitas (12% ), apesar de no último ano ter aumentado e ter suplantando o local.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Paulo Inácio, “o Museu do Vinho é uma das mais importantes e diferenciadoras valências do concelho, quer pela sua tipicidade e importância histórica quer pelo notório crescente interesse que este tem gerado, graças ao um importante trabalho de promoção e dinamização, levado a cabo pelo Município. São números que nos deixam orgulhosos, mas que acrescem a responsabilidade de manter e superar os níveis de qualidade atingidos.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno