Para além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utilizadores, que passam a tratar de vários assuntos localmente, o Espaço Cidadão permite partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado.
“Este serviço envolve muitas entidades e organismos nacionais. Evitamos, assim, deslocações dos munícipes a outros concelhos”, disse o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, acrescentando a intenção de abrir estes serviços nas Juntas de Valado dos Frades e de Famalicão, em breve.
Neste novo posto de atendimento, o cidadão poderá tratar Revalidação da 2ª via (duplicado) e substituição da carta de condução; submeter uma candidatura ao Porta 65 (Instituto de habitação e reabilitação urbana); fazer o registo de Contrato de trabalhadores estrangeiros; entregar documentos de despesas para a ADSE; marcar e cancelar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde; entregar reclamações dirigidas à Direção-Geral do Consumidor; marcar a renovação de autorização de residência e do cartão de residência (para cidadãos da união europeia e seus familiares; reinscrever-se para emprego, apresentar ofertas de emprego, gerir a inscrição para emprego, registar o CV; preencher formulários na Direção-Geral do Ensino Superior; obter cadernetas prediais e diversos serviço da Autoridade Tributária e Aduaneira, ou fazer o pedido de alteração de morada, entre muitos outros.
“Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, e promovendo a proximidade aos dirigentes políticos locais”.
O Espaço Cidadão, sob a coordenação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS), e é uma peça chave na estratégia para a modernização e simplificação administrativa.
Funciona de 2ª a 6ª feira, no edifício dos Paços do Concelho, das 8h30 às 16h00.
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