Novo destacamento da GNR de Alcobaça arranca em 2019

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A construção do novo quartel do Destacamento Territorial da GNR em Alcobaça foi protocolada, no passado dia 20, entre a autarquia e o Ministério da Administração Interna, devendo a obra ter início no próximo ano.

“No próximo ano teremos o início da obra já no terreno”, anunciou Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna durante a assinatura do protocolo de colaboração com vista à construção de um novo Destacamento Territorial da GNR em Alcobaça.

O documento, assinado entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal de Alcobaça, estabelece as normas para a construção do novo equipamento que representa um investimento global de cerca de 1,4 milhões de euros.

O investimento, inserido no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do MAI, era reivindicado há vários anos pela autarquia que, segundo a governante, ficará responsável pelo projeto de execução, orçado em 1.500 euros, e pelo acompanhamento da obra.

O destacamento “vai servir não só o concelho de Alcobaça, mas também uma parte do concelho da Nazaré”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Inácio, esclarecendo que “o posto territorial de Valado dos Frades [Nazaré] ficará também sob jurisdição do novo destacamento”.

O autarca reforçou ainda a importância do destacamento “num concelho com 408 quilómetros quadrados” e que “precisa de muitos homens” para garantir a segurança das populações.

De acordo com o autarca, a Câmara de Alcobaça vai agora avançar com o projeto de execução de acordo “com o programa funcional das forças de segurança”, após o que será lançado o concurso público para a construção do destacamento, que se estima que possa demorar cerca de seis meses até à adjudicação da obra.

A construção do novo destacamento permitirá a saída da GNR das atuais instalações e disponibilizará espaços no palácio da justiça onde poderão ser criadas novas secções, entre as quais a de Família e Menores, cuja vontade de recuperar o autarca já manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda