“No próximo ano teremos o início da obra já no terreno”, anunciou Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna durante a assinatura do protocolo de colaboração com vista à construção de um novo Destacamento Territorial da GNR em Alcobaça.
O documento, assinado entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal de Alcobaça, estabelece as normas para a construção do novo equipamento que representa um investimento global de cerca de 1,4 milhões de euros.
O investimento, inserido no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do MAI, era reivindicado há vários anos pela autarquia que, segundo a governante, ficará responsável pelo projeto de execução, orçado em 1.500 euros, e pelo acompanhamento da obra.
O destacamento “vai servir não só o concelho de Alcobaça, mas também uma parte do concelho da Nazaré”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Inácio, esclarecendo que “o posto territorial de Valado dos Frades [Nazaré] ficará também sob jurisdição do novo destacamento”.
O autarca reforçou ainda a importância do destacamento “num concelho com 408 quilómetros quadrados” e que “precisa de muitos homens” para garantir a segurança das populações.
De acordo com o autarca, a Câmara de Alcobaça vai agora avançar com o projeto de execução de acordo “com o programa funcional das forças de segurança”, após o que será lançado o concurso público para a construção do destacamento, que se estima que possa demorar cerca de seis meses até à adjudicação da obra.
A construção do novo destacamento permitirá a saída da GNR das atuais instalações e disponibilizará espaços no palácio da justiça onde poderão ser criadas novas secções, entre as quais a de Família e Menores, cuja vontade de recuperar o autarca já manifestou.
0 Comentários