O aniversário ficou marcado pela entrega de donativos à Associação Humanitária, por parte das Juntas de Freguesia do concelho (a Nazaré doou 6 mil euros, Famalicão 700 euros e Valado dos Frades 500 euros), e a estreia da nova viatura de comando, uma oferta da Câmara.
Prometido há 1 ano, pelo Presidente do Município da Nazaré, Walter Chicharro, o carro foi entregue no dia do aniversário da Associação, e integra-se no plano de investimento da Autarquia na segurança e proteção da população e visitantes.
Anualmente, é entregue uma comparticipação financeira à corporação comandada por João Paulo Estrelinha, que também tem vindo a ser equipada por modernos e mais seguros equipamentos de proteção pessoal, e apoiada no acesso a programas de financiamentos.
Todo o apoio saído dos Paços do Concelho foi elogiado pela direção da Associação e pelo Comando da corporação, que realçou a importância da colaboração dos últimos 4 anos, por parte da Autarquia, no reequilíbrio financeiro desta entidade.
Walter Chicharro deixou a garantia que irá continuar a colaborar com a corporação.
“O investimento acertado gera retorno. E é por isso que queremos continuar a investir nos meios da nossa corporação, de forma a assegurar um cada vez melhor serviço de apoio aos que aqui vivem e aos que nos visitam”, disse o autarca, acrescentando que “no próximo mandato tudo farei para colaborar na solução de mais 3 ambições desta associação: a reformulação das instalações deste quartel, a aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios e a instalação de uma equipa permanente de 1ª intervenção”.
Medalhas de Mérito entregues à corporação
Durante a sessão oficial de comemoração dos 90 anos foram entregues várias medalhas de mérito a bombeiros da corporação: Nuno Carlitos; Telma Alexandre, David Santos, Miguel Lopes, Wilson Soares, Marcelo Pereira B; Milton Estrelinha; José Pereira; Ricardo Morais; Maria Conceição; Liliana Costa; Virgínia Januário, Márcia Alexandre; Nuno Miguel.
Foram ainda promovidos a Bombeiros de terceira: Ricardo Tavares; Dalila Caroça; Rafael Petisca; Diana Pereira; Laís Fidalgo e Tiago Leonardo.
Com 64 bombeiros no corpo de voluntários, o comandante João Paulo Estrelinha falou numa “equipa capaz de responder e aptos para ajudar a comunidade” nas ocorrências que se registarem ao longo do ano.
O comandante falou do aumento do turismo e do fluxo de pessoas na Nazaré, mais meses ao ano, para afirmar que, apesar do crescimento, a corporação tem sabido dar resposta aos desafios diários, também por causa “das ajudas que foram aumentando” em proporção e ao apoio do “presidente da Câmara Municipal, que após o reequilíbrio financeiro contribuiu com diversos apoios, nomeadamente equipamento de auto proteção e uma viatura nova, há muitos anos esperada”.
“Orgulho-me de ter um Presidente assim, que nunca esquece os bombeiros”, disse João Paulo Estrelinha.
Por sua vez, Joaquim Morais, Presidente da Associação Humanitária, destacou o empenho da corporação “sem o qual não poderíamos desenvolver um trabalho cada vez melhor”.
“Temos uma equipa coesa que serve quem precisa”, disse.
0 Comentários