As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município da Nazaré e Ministério da Educação, de onde serão transferidos 149 mil euros. A intervenção destina-se a melhorar as atuais instalações e a criar condições para a instalação do ensino secundário público, a partir do próximo ano letivo.
O ensino secundário tem sido assegurado pelo Externato D. Fuas Roupinho, mas a instalação deste nível de ensino, com carácter público, tem sido um objetivo da atual gestão camarária, como forma de complementar a oferta do concelho da Nazaré.
O vereador da educação na Câmara Municipal, Manuel Sequeira, disse, ontem, em reunião de Câmara, que a “autarquia está em condições de assegurar a obra dentro dos trâmites normais”, e informou que existe “abertura do atual governo para a expansão da escola, através da construção de mais seis salas de aula”, suficientes para albergar turmas do ensino secundário, nas áreas que vierem a abrir, no ano letivo 2017-2018.
A saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podem prosseguir os estudos do secundário público, tem sido uma preocupação manifestada por pais, encarregados de educação e Conselho Municipal de Educação, e transmitida pela atual gestão da Câmara à tutela, que autorizou, entretanto, a ampliação da oferta desta escola até ao ensino secundário.
“Temos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré. A ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”, disse o vereador.
De acordo com o vereador “a instalação do ensino secundário público na Nazaré deve-se ao esforço desta gestão, que reuniu com o Ministério da Educação sobre essa necessidade”.
No âmbito do acordo, a Câmara Municipal fica responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, lançamento do procedimento e adjudicação das obras.
0 Comentários