Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré vai avançar, já no verão, com as obras de beneficiação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, nomeadamente com a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios.

As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município da Nazaré e Ministério da Educação, de onde serão transferidos 149 mil euros. A intervenção destina-se a melhorar as atuais instalações e a criar condições para a instalação do ensino secundário público, a partir do próximo ano letivo.

O ensino secundário tem sido assegurado pelo Externato D. Fuas Roupinho, mas a instalação deste nível de ensino, com carácter público, tem sido um objetivo da atual gestão camarária, como forma de complementar a oferta do concelho da Nazaré.

O vereador da educação na Câmara Municipal, Manuel Sequeira, disse, ontem, em reunião de Câmara, que a “autarquia está em condições de assegurar a obra dentro dos trâmites normais”, e informou que existe “abertura do atual governo para a expansão da escola, através da construção de mais seis salas de aula”, suficientes para albergar turmas do ensino secundário, nas áreas que vierem a abrir, no ano letivo 2017-2018.

A saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podem prosseguir os estudos do secundário público, tem sido uma preocupação manifestada por pais, encarregados de educação e Conselho Municipal de Educação, e transmitida pela atual gestão da Câmara à tutela, que autorizou, entretanto, a ampliação da oferta desta escola até ao ensino secundário.

“Temos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré. A ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”, disse o vereador.

De acordo com o vereador “a instalação do ensino secundário público na Nazaré deve-se ao esforço desta gestão, que reuniu com o Ministério da Educação sobre essa necessidade”.

No âmbito do acordo, a Câmara Municipal fica responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, lançamento do procedimento e adjudicação das obras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda