Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré vai avançar, já no verão, com as obras de beneficiação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, nomeadamente com a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios.

As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município da Nazaré e Ministério da Educação, de onde serão transferidos 149 mil euros. A intervenção destina-se a melhorar as atuais instalações e a criar condições para a instalação do ensino secundário público, a partir do próximo ano letivo.

O ensino secundário tem sido assegurado pelo Externato D. Fuas Roupinho, mas a instalação deste nível de ensino, com carácter público, tem sido um objetivo da atual gestão camarária, como forma de complementar a oferta do concelho da Nazaré.

O vereador da educação na Câmara Municipal, Manuel Sequeira, disse, ontem, em reunião de Câmara, que a “autarquia está em condições de assegurar a obra dentro dos trâmites normais”, e informou que existe “abertura do atual governo para a expansão da escola, através da construção de mais seis salas de aula”, suficientes para albergar turmas do ensino secundário, nas áreas que vierem a abrir, no ano letivo 2017-2018.

A saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podem prosseguir os estudos do secundário público, tem sido uma preocupação manifestada por pais, encarregados de educação e Conselho Municipal de Educação, e transmitida pela atual gestão da Câmara à tutela, que autorizou, entretanto, a ampliação da oferta desta escola até ao ensino secundário.

“Temos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré. A ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”, disse o vereador.

De acordo com o vereador “a instalação do ensino secundário público na Nazaré deve-se ao esforço desta gestão, que reuniu com o Ministério da Educação sobre essa necessidade”.

No âmbito do acordo, a Câmara Municipal fica responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, lançamento do procedimento e adjudicação das obras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter