Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 27° C
15° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 32° C
15° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C

Obras na Escola Amadeu Gaudêncio preparam instalação do ensino secundário público

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré vai avançar, já no verão, com as obras de beneficiação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, nomeadamente com a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios.

As obras surgem no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município da Nazaré e Ministério da Educação, de onde serão transferidos 149 mil euros. A intervenção destina-se a melhorar as atuais instalações e a criar condições para a instalação do ensino secundário público, a partir do próximo ano letivo.

O ensino secundário tem sido assegurado pelo Externato D. Fuas Roupinho, mas a instalação deste nível de ensino, com carácter público, tem sido um objetivo da atual gestão camarária, como forma de complementar a oferta do concelho da Nazaré.

O vereador da educação na Câmara Municipal, Manuel Sequeira, disse, ontem, em reunião de Câmara, que a “autarquia está em condições de assegurar a obra dentro dos trâmites normais”, e informou que existe “abertura do atual governo para a expansão da escola, através da construção de mais seis salas de aula”, suficientes para albergar turmas do ensino secundário, nas áreas que vierem a abrir, no ano letivo 2017-2018.

A saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podem prosseguir os estudos do secundário público, tem sido uma preocupação manifestada por pais, encarregados de educação e Conselho Municipal de Educação, e transmitida pela atual gestão da Câmara à tutela, que autorizou, entretanto, a ampliação da oferta desta escola até ao ensino secundário.

“Temos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré. A ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”, disse o vereador.

De acordo com o vereador “a instalação do ensino secundário público na Nazaré deve-se ao esforço desta gestão, que reuniu com o Ministério da Educação sobre essa necessidade”.

No âmbito do acordo, a Câmara Municipal fica responsável pela elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a beneficiação das instalações da escola, lançamento do procedimento e adjudicação das obras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Trindade em luta pelos ex-combatentes

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução dos Cravos, as bandeiras que levaram à conquista da liberdade estão, de novo, ameaçadas. Guerra, Pão, Saúde, Habitação e Educação eram as grandes causas de um povo oprimido por um Estado que levava ao extremo a...

trindade222

Aluno de S. Martinho do Porto publica obra de caráter didático

Gosmalga a alga falante, com chancela da Flamingo Edições (Atlantic Books), é a primeira obra de André Rodrigues e tem o seu lançamento previsto para o mês de setembro. O jovem autor escreveu a sua primeira obra para dar resposta a um desafio da Universidade de...

IMG 20240826 WA0004

Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico

As Festas do Sítio irão decorrer de 4 a 8 de setembro, no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré, com a organização de uma Comissão de Festas, que resulta do protocolo entre a Câmara Municipal, a ACISN, a Biblioteca de Instrução e Recreio, a Liga dos Amigos de...

Rui