Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Pescadores respondem em tribunal por tráfico de droga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mestre da embarcação “Onda Nazarena” e outros quatro pescadores, um dos quais espanhol, começaram na semana passada a ser julgados no tribunal de Leiria acusados de tráfico de estupefacientes, depois de a 20 de agosto de 2015 terem sido apanhados quando transportavam 1.828 quilos de cocaína do alto mar para o porto da Nazaré.

Os arguidos, em prisão domiciliária com vigilância eletrónica, prestaram depoimento, à exceção do mestre, de 49 anos, o único que se encontra em prisão preventiva, e revelaram que iriam receber dez mil euros por transportarem uma carga de que asseguraram desconhecer o conteúdo, apesar de admitirem que pudesse ser algo ilegal, afirmando estarem arrependidos. O mestre receberia quinze mil euros. O estupefaciente seria destinado a uma organização criminosa galega.

O barco, com 10,36 metros de comprimento, construído em 2005 e matriculado na Figueira da Foz, foi apresado a norte dos Farilhões, ao largo de Peniche, a menos de vinte milhas da costa, numa operação articulada entre a Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, e o Cuerpo Nacional de Polícia, de Espanha, com a localização e abordagem ao pesqueiro a serem feitas com o apoio da Força Aérea e da Marinha.

Por ser uma embarcação de pesca costeira podia operar em qualquer porto do país. Usava covos para apanhar várias espécies de peixe. O mestre era o proprietário, em conjunto com outro sócio, que desconheceria o carregamento que estava a ser transportado.

A tripulação que ia na embarcação não era a habitual. Geralmente quem seguia no barco, para além do mestre, era o seu filho e mais um pescador. Na ocasião o filho do mestre estava ausente, alegadamente por doença. A bordo encontravam-se outros três pescadores residentes em Atalaia e Ribamar, na Lourinhã, e um espanhol.

Na sequência desta intervenção, as autoridades espanholas desenvolveram uma operação policial na Galiza, Astúrias e Madrid, tendo detido dez elementos pertencentes à organização criminosa, que possuía estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam à introdução de elevadas quantidades de cocaína na Península Ibérica com o objetivo de abastecer os mercados clandestinos da Europa.

No julgamento em Leiria foi relatado que a droga foi transferida de um veleiro para o “Onda Nazarena”, através de um bote, que fez o transbordo de 63 pacotes. Seria o mestre quem efetuava as comunicações com o veleiro, que não chegou a ser descoberto. No regresso à Nazaré foram intercetados e levados para o porto de pesca de Peniche, onde foi feita a revista ao barco.

A droga detetada valeria no mercado cerca de 60 milhões de euros.

O julgamento prossegue no dia 9 de fevereiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb