Q

Previsão do tempo

24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C
27° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 24° C

Pescadores respondem em tribunal por tráfico de droga

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O mestre da embarcação “Onda Nazarena” e outros quatro pescadores, um dos quais espanhol, começaram na semana passada a ser julgados no tribunal de Leiria acusados de tráfico de estupefacientes, depois de a 20 de agosto de 2015 terem sido apanhados quando transportavam 1.828 quilos de cocaína do alto mar para o porto da Nazaré.

Os arguidos, em prisão domiciliária com vigilância eletrónica, prestaram depoimento, à exceção do mestre, de 49 anos, o único que se encontra em prisão preventiva, e revelaram que iriam receber dez mil euros por transportarem uma carga de que asseguraram desconhecer o conteúdo, apesar de admitirem que pudesse ser algo ilegal, afirmando estarem arrependidos. O mestre receberia quinze mil euros. O estupefaciente seria destinado a uma organização criminosa galega.

O barco, com 10,36 metros de comprimento, construído em 2005 e matriculado na Figueira da Foz, foi apresado a norte dos Farilhões, ao largo de Peniche, a menos de vinte milhas da costa, numa operação articulada entre a Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, e o Cuerpo Nacional de Polícia, de Espanha, com a localização e abordagem ao pesqueiro a serem feitas com o apoio da Força Aérea e da Marinha.

Por ser uma embarcação de pesca costeira podia operar em qualquer porto do país. Usava covos para apanhar várias espécies de peixe. O mestre era o proprietário, em conjunto com outro sócio, que desconheceria o carregamento que estava a ser transportado.

A tripulação que ia na embarcação não era a habitual. Geralmente quem seguia no barco, para além do mestre, era o seu filho e mais um pescador. Na ocasião o filho do mestre estava ausente, alegadamente por doença. A bordo encontravam-se outros três pescadores residentes em Atalaia e Ribamar, na Lourinhã, e um espanhol.

Na sequência desta intervenção, as autoridades espanholas desenvolveram uma operação policial na Galiza, Astúrias e Madrid, tendo detido dez elementos pertencentes à organização criminosa, que possuía estreitas ligações a organizações colombianas que se dedicam à introdução de elevadas quantidades de cocaína na Península Ibérica com o objetivo de abastecer os mercados clandestinos da Europa.

No julgamento em Leiria foi relatado que a droga foi transferida de um veleiro para o “Onda Nazarena”, através de um bote, que fez o transbordo de 63 pacotes. Seria o mestre quem efetuava as comunicações com o veleiro, que não chegou a ser descoberto. No regresso à Nazaré foram intercetados e levados para o porto de pesca de Peniche, onde foi feita a revista ao barco.

A droga detetada valeria no mercado cerca de 60 milhões de euros.

O julgamento prossegue no dia 9 de fevereiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol